iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninos

02/06 - 08:00hs

"X-Men: Primeira Classe": entenda as histórias por trás dos personagens

Guia básico sobre a saga para não sair do cinema boiando

Rafael Bergamaschi, iG São Paulo

>Entrevista: David Liss revela detalhes sobre HQ "Mystery Men"
>"Duke Nukem" ganha versão em quadrinhos
>Siga o iG Jovem no Twitter

Nesta sexta-feira (03) estreia nos cinemas brasileiros “X-Men: Primeira Classe”, filme que, apesar de ter o mesmo nome da série de quadrinhos lançada em 2006, não segue muito à risca os eventos que se passam nas histórias imaginadas por Jeff Parker. O próprio diretor do longa, o britânico Matthew Vaughn, fez questão de ressaltar isso. “Para ser honesto, não dei a mínima”, disse em entrevista ao site “Comic Book Resources”, ao comentar a proximidade com a série. 

TV iG: Assista ao trailer de "X-Men: Primeira Classe"

Os eventos que se desenrolam no filme são baseados, principalmente, nos primórdios da série, na década de 60. Mas Vaughn também toma emprestado elementos de diversos números dispersos - além de inventar e alterar muitos elementos.

A produção conta um pouco das histórias de vida de Charles Xavier (Professor X), interpretado aqui por James McAvoy (de "As Crônicas de Nárnia") e Erik Lehnsherr (Magneto), por Michael Fassbender de "300". O filme mostra os dois como bons amigos lutando para impedir que aconteça uma guerra nuclear, antes de se tornarem inimigos mortais. A ideia é mostrar como suas personalidades foram sendo moldadas, como as experiências de vida de cada um influenciaram em quem eles se tornarão.

Ainda no elenco estelar de mutantes que participam de “Primeira Classe” estão: Fera (Nicholas Hoult de "Um Grande Garoto"), Mística (Jennifer Lawrence de "Um Novo Despertar"), Banshee (Caleb Landry Jones de "O Último Exorcismo") e Emma Frost (January Jones da série "Mad Men"), entre outros.

O filme, no entanto, tem apenas pouco mais de duas horas de duração, o que deixa no telespectador a vontade de saber um pouco mais sobre os personagens que, no caso específico dos “X-Men”, sempre foram ricos em personalidade e profundidade.

Para que você não passe por isso e vá ao filme com a bagagem de um verdadeiro aficionado por super-heróis, preparamos um guia com o resumo das trajetórias – nos quadrinhos - dos principais personagens do filme e algumas histórias para você que quer começar a acompanhar os mutantes também fora das telonas.

Charles Xavier (Professor X)

Charles é filho do abastado pesquisador nuclear Brian Xavier. Após a morte do pai, a mãe, Sharon, se casa com o colega de trabalho do pai. Uma das primeiras manifestações dos poderes telepáticos de Charles se dá na infância, quando ele descobre que o padrasto está interessado apenas no dinheiro da família. Ainda nos tempos de colégio, como consequência de sua mutação, Charles perde todo o cabelo. Com inteligência privilegiada, Charles se forma em Harvard aos 16 anos de idade e segue estudando, até receber os títulos de doutor em psicologia, biofísica e antropologia. 

O acidente que o deixaria paraplégico acontece quando Charles se depara com Lucifer, um extraterrestre que teme que seus planos de invasão do planeta Terra sejam impedidos pelo professor. Ele, então, derruba uma pedra imensa sobre o corpo de Charles, danificando sua espinha.

Pouco depois, Charles começa a trabalhar em conjunto com o governo americano e, com o auxílio do equipamento Cerebro, o professor localiza diversos mutantes e passa a treiná-los, com a intenção de formar um time que combateria ao lado dos humanos. O grupo mais tarde receberia o nome de X-Men.

Para saber mais: Primeira aparição (X-Men nº 1, de 1963); Conhece Magneto (Fabulosos X-Men nº 161, de 1982); Fica paraplégico (X-Men nº 20, de 1966); Esclarecimentos sobre sua origem (X-Men n º 12, de 1965 e X-Men n º 38 ao n º 42, de 1967 e 1968)

Erik Lehnsherr/Max Eisenhardt (Magneto)

No filme, o nome de Magneto é Erik Lenhsherr, mas nos gibis, tem-se como seu nome verdadeiro Max Eisenhardt. Filho do veterano da 1ª Guerra Mundial, Jakob Eisenhardt, Max, cuja família é judia, nasce na Alemanha por volta da década de 20. Com a ascensão dos nazistas ao poder, na década de 30, sua família, depois de ser transferida para os guetos, é exterminada pelos soldados da S.S. durante uma tentativa de fuga. O garoto escapa, mas é logo capturado e enviado para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Lá, ele é forçado a operar câmeras de gás e atirar em outros prisioneiros.

Foi no campo de concentração que Max conheceu Magda, garota com quem se casou e teve uma filha, Anya. Foi em uma tentativa frustrada de defendê-la, que Max usou seus poderes – ele consegue movimentar, com a mente, qualquer objeto metálico - de forma consciente pela primeira vez. Sua família estava presa em um edifício em chamas, mas, como Max ainda não dominava direito seus poderes, não conseguiu salvar a filha da desgraça. Ao ser enfrentado por uma multidão hostil, Max, enfim, vê todo o potencial de sua força, cortando aquelas pessoas ao meio. Com medo, Magda foge. Depois, é descoberto que ela estava grávida.

iG Cultura: Conheça a história de Magneto, vilão de "X-Men"

O relacionamento com Charle Xavier começa em Israel, onde Max, à época, trabalhava em uma clínica psiquiátrica. Os dois ficam amigos e, juntos, impedem que o nazista Baron Wolfgang von Strucker, escape com grande quantia de ouro, conseguida durante a 2ª Guerra Mundial. Apesar dos laços de amizade entre os dois, Max e Charles divergem quanto ao futuro da humanidade. O Professor X sonha com uma convivência pacífica entre mutantes e humanos, Magneto teme um novo holocausto – com os mutantes no papel dos judeus – e quer exterminar a raça humana.

Para saber mais: Primeira aparição (X-Men nº 1, de 1963); Esclarecimento sobre sua origem (Magneto – Testamento, série com cinco edições, de 2008); Criação da Irmandade dos Mutantes (X-Men nº 4, de 1964); Conhece Charles Xavier (Fabulosos X-Men nº 161, de 1982).

January Jones interpreta Emma Frost

Outros personagens:

Emma Frost
Primeira aparição (X-Men nº 129, de 1979); Esclarecimentos sobre sua origem (Série especial Emma Frost, com 18 capítulos, de 2003 e 2004); Se junta aos X-Men (Novos X-Men nº 116, de 2001); Começa relacionamento com Ciclope (Novos X-Men nº 128, de 2002); Começa a dar aulas no instituto do Professor Xavier (Surpreendentes X-Men nº 1, de 2004)  

Dr. Henry McCoy (Fera)
Primeira aparição (X-Men nº 1, de 1963); Esclarecimento sobre sua origem (X-Men nº 49 a nº 53, de 1968); Encontra a cura para o vírus Legacy, que havia devastado boa parte da população mutante (Fabulosos X-Men nº 390. De 2001); Deixa os X-Men (Fabulosos X-Men nº 519, de 2009)  

Mística
Primeira aparição (Ms. Marvel nº 18, de 1978); Esclarecimentos sobre sua origem (X-Men Unlimited nº 4, de 1994, Fabulosos X-Men nº 428, de 2003, e série Mystique, de 2003)

Sean Cassidy (Banshee)
Primeira aparição (X-Men nº 28, de 1967; esclarecimentos sobre sua origem (Classic X-Men nº 16, de 1987, e X-Force nº 31, de 1994)

Alexander Summers (Destrutor)
Primeira aparição (X-Men nº 54, de 1969); Esclarecimentos sobre sua origem (Fabulosos X-Men nº 156, de 1982); Se junta aos X-Men (X-Men nº 65, de 1970); Se junta à Irmandade Mutante (X-Factor nº 1225, de 1996)

Onde encontrar:

A maioria das edições mencionadas podem ser encontradas na loja especializada “Comix”, que está localizada em São Paulo, mas faz entregas em todo o país.
Endereço: Alameda Jaú, 1998 - Jardim Paulista, São Paulo
Telefone: (11) 3061-3893

Outras, no entanto, podem ser difíceis de encontrar em português, mas é fácil importar através de lojas virtuais, como a Amazon, ou o eBay.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias