iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninos

17/03 - 12:55hs

Dinossauros gigantes "invadem" shoppings brasileiros
Exposição traz fósseis de criaturas do famoso Jurassic Park. A diferença é que eles foram encontrados na Argentina

Thais Sabino, especial para o iG Jovem

> Veja onde comemorar o St. Patrick's Day
> Designers revelam segredos dos efeitos visuais de Hollywood
> Siga o iG Jovem no Twitter!
 
Quem não se lembra da cena em que o personagem Gennaro corre de um Tiranossauro Rex, se esconde em um banheiro e é surpreendido pelo dinossauro que o abocanha ali mesmo, enquanto ele está sentado no vaso? A criação, desta vez, não é de Steven Spielberg. Mas a exposição é emocionante e, o melhor, as criaturas são reais. No Atrium do shopping Morumbi, fósseis de dinossauros da Patagônia, na Argentina, estão expostos até o dia 10 de abril. Em seguida, eles irão para Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

São 10 réplicas de fósseis originais e em tamanhos reais. O T-Rex não está lá porque a espécie do dinossauro de Hollywood só existe na América do Norte, mas o Giganotossauro, com 5 m de altura, quase pode ser confundido com ele. As duas espécies têm aparências semelhantes, mas o Giga tem o crânio ainda 55 cm maior e possui três garras, enquanto o tiranossauro tem apenas duas.

Outra espécie da exposição é o Epachtosaurus. Paleontólogos encontraram 70% dos ossos do animal. O visitante também vai poder conferir o Eoraptor, Herrasaurus, Piatnitzkysaurus, Giganotasaurus, Epachtosaurus, Carnotaurus, Amargasaurus, Titanosaurus, Abelisaurus e Gasparinisaurus.
 
Um grupo de paleontólogos da Argentina veio ao Brasil especialmente para montar as peças e treinar monitores para dar informações e esclarecer dúvidas. Segundo a monitora Dayanne Decresci, a maioria dos visitantes são jovens e crianças. E o público não vai apenas para olhar. Segundo ela, principalmente os mais jovens lêem a descrição de cada espécie e ainda questionam a ausência de algumas. Isso acontece pois os animais mostrados nos filmes nem sempre são encontrados na América do Sul. “A exposição permite sair um pouco das espécies clichês que estamos acostumados a ver e se voltar para o que existe mais próximo de nós”, disse Dayanne.

De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, é previsto o aumento de 20% do fluxo de clientes, comparado ao mesmo período do ano passado. “Aos fins de semana, mal dá para andar aqui”, afirmou a monitora sobre a quantidade de gente que vai à exposição.

Para a gerente de marketing do Morumbi Shopping, Katia Ardito, “os paulistanos poderão conhecer mais sobre estes grandiosos animais, mostrando a diversidade que existia quando eles ainda habitavam o planeta”. A exposição seguirá para outras regiões do Brasil e se instalará nos shoppings BH Shopping, ParkShopping, BarraShoppingSul e ParkShopping Barigui. A mostra é gratuita e pode ser vista dentro do horario de funcionamento do Morumbi Shopping.


EXPOSIÇÃO DINOSSAUROS DA PATAGÔNIA
Data: De 10 de março a 10 de abril
Local: Atrium – Shopping Morumbi
Horário: 2ª a Sábado – das 10h às 22h e Domingos – das 14h às 20h
Endereço: Av. Roque Petroni Jr, 1089

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias