iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninos

24/07 - 09:01hs

iG Jovem disseca a moda dos filmes nerds para meninos

Agora é bonito ser nerd, então inspire-se nos principais nerds do cinema e da TV e siga esse estilo!

Nathalia Ilovatte e Artur Tavares, do iG São Paulo

> Stand da Hasbro em detalhe!
> Joss Whedon e JJ Abrams trazem novidades a Comic-Con
> Siga o iG Jovem no Twitter!

Se você desdenha daquele menino da sua sala que usa óculos e calças retas e tem muito mais livros sobre a carteira do que todos os outros alunos, é bom repensar sua filosofia de vida. O preconceito com os colegas de classe estudiosos datou, e agora, ser nerd é supercool e trendsetter.
 
Nos últimos anos, os nerds provaram o quanto são importantes em nossas vidas cheias de facilidades tecnológicas e dominaram seriados, filmes e o mundo. Bill Gates, Shawn Fanning e Steve Jobs são bons representantes dos caras que eram zoados na aula e tiveram ideias geniais que revolucionaram a vida daqueles que os sacaneavam. Você consegue imaginar sua vida sem o Windows, os programas para compartilhar arquivos em MP3 e o iPod? Então, um beijo para os nerds!
 
Com todos esses feitos, não é de se estranhar que hoje haja gente como Seth Cohen, Sheldon Cooper e Scott Pilgrim conquistando coraçõezinhos femininos e lançando tendência para ambos os sexos. Camisas xadrezes, óculos grandes e camisetas com mensagens irônicas e inteligentes estão saindo da primeira fileira da sala de aula para ganhar espaço no guarda-roupa de gente que não viu Star Wars nem leu Isaac Asimov.
 
Quem ainda não aderiu à moda, mas quer sair do lado negro da força e se unir à turma da primeira fila, seja para se dar bem com o sexo oposto, melhorar as notas ou porque descobriu seu nerd interior, pode se inspirar nos mais trendsetters do cinema e da TV para dar um tapa nos outfits.
 
 
Zachary Levi como Chuck – Embora Chuck Bartowski apareça na maioria do tempo vestido com seu uniforme da Nerd Herd ou em um smoking de espião, as roupas dele, e principalmente o All-Star, garantem o look.
 

O estilo de Chuck é o do nerd clássico: looks compostos por roupas formais, mas com certo despojamento. Pode ser o All Star ou uma camiseta de manga comprida por baixo da camisa de botões. O importante é romper o limite almofadinha para tornar-se um nerd “na estica”, com um item que deixe a composição um pouco desalinhada.
 
Tobey Maguire como Peter Parker – Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, até na hora de se vestir. As roupas de Peter Parker são bem melhores do que aquele uniforme vermelho cafona.


Peter Parker é órfão, mas com certeza tem muitas roupas compradas pela sua tia May. Isso explica aquele visual não-escolho-o-que-visto. Ele usa camisa com jaqueta de couro superinformal, ou camisa com mochila, ou qualquer mistura de estilos que deixa claro que o Homem Aranha não faz a menor ideia do que combina com o quê. Esse desprendimento que antes chamava “falta de noção” agora é cool, então, anote a dica: misturar peças formais e informais e de estilos diferentes é uma tendência nerd. E o cabelinho alinhado e meio lambido é um charme à parte.
 
Joseph Gordon-Levitt como Tom – Passar 500 dias sofrendo pela mulher da sua vida é difícil. Enfrentar o inverno com coletes e o verão com camisetas e mesmo assim continuar bem não é pra qualquer um.


Nerds não são muito ousados na hora de se vestir, e o Tom de “500 Dias Com Ela” ilustra isso perfeitamente. No trabalho, usa camisa, gravata e coletes de lã (tem coisa mais certinha do que um colete de lã?), e deixa as camisetas de banda para sair com Summer nas horas vagas. Então, anote aí na sua listinha de itens da moda nerd a providenciar: coletes de lã monocromáticos (os coloridos você pode deixar para os hippies) e camisetas de bandas boas. Mas bandas boas! Vamos repetir: bandas boas! Nada de bandinhas vergonha alheia que só têm uma música. Invista nos clássicos, como The Smiths.
 
Jim Parsons como Sheldon – O maior físico de todos os tempos, ou pelo menos o mais convencido deles, não sai de casa sem uma camiseta de super-heróis. Quer coisa mais nerd que isso?


Camisetas são muito democráticas. Então, mesmo que você não seja um nerd musical, há estampas excelentes e que têm tudo a ver com nerds dos quadrinhos, do cinema, do design, da química, da literatura... Faça como o Sheldon e monte um acervo de camisetas que expressam suas paixões.
 
Michael Cera em qualquer papel – Seja como Scott Pilgrim, um homem das cavernas, o adolescente que vai ser pai ou o próprio ator que vai em busca do amor verdadeiro, Michael Cera fez os nerds serem valorizados novamente.


Michael é um cara versátil. Ele pode ser tanto o nerd certinho que usa camisa social sem saber combiná-la quanto o nerd esportista. E qualquer que seja o estilo escolhido, o importante é lembrar que nerds são pessoas que se aprofundam nas questões pelas quais se interessam. Então, um nerd do esporte não é simplesmente uma pessoa que gosta de esportes. Ele incorpora o esporte, ele vive o esporte! Por isso, faixa atoalhada na testa e shortinho com listras verticais brancas nas laterais é o mínimo que se espera de um atleta de tal categoria. Para conferir ainda mais dignidade ao look, o personagem Paulie Bleeker também usava casacos de moletom com capuz.
 
Adam Brody como Seth Cohen – O primeiro nerd da década, Adam Brody encantou milhares de garotas como o viciado em quadrinhos Seth Cohen, em The O.C. Depois, até escreveu uma HQ para a DC Comics, que não fez muito sucesso, é verdade, mas vá lá...
 
 
Seth Cohen tinha potencial para ser um almofadinha. Em vez disso, ele era um nerd meio loser, mas cheio de estilo e noções de moda. Porque, vamos combinar, uma coisa é Peter Parker com qualquer jaqueta quentinha por cima da camisa. Outra é Seth Cohen com uma camiseta de mangas curtas por cima de uma camisa de mangas longas, e ambas muito proporcionais. Não se via um vinco amassado da peça de baixo marcando a de cima! Não adianta negar, Seth Cohen, você é um nerd da moda. E nós queremos que você nos ensine como faz para usar suéter sobre camisa sem destruir a gola engomadinha.
 
Penn Badgley como Dan – Nerd, bolsista e revoltado com o mundo. A combinação é um perigo em qualquer meio social, ainda mais no de "Gossip Girl". Mas o jeitão despojado fez com que ele pegasse a bonitona Serena. Orgulho maior pra classe não tem...

gg

Dan Humphrey tem um quê de Seth Cohen, embora o saldo bancário do Lonely Boy tenha menos dígitos que a de Seth e, portanto, Dan não compre roupas de marca. Mas o estilo “nerd da moda” é o mesmo. Aquelas misturas entre roupas despojadas com outras mais certinhas são feitas de propósito, e Dan usa coletes sob blazers, camisas xadrezes e o acessório que é marca registrada do personagem: bolsa carteiro. Como alternativa à mochila, ela é ótima para carregar o notebook, uns livros e até a carteira, que dependendo da roupa, cria um volume estranho e bem perceptível no bolso.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias