iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninos

01/12 - 12:00hs

Entenda o que é e como é transmitida a gonorreia
Não seja como Bernardo, da Malhação, e fuja da doença!

Carol Patrocinio, iG São Paulo

No Dia Mundial de Luta Contra Aids é bom lembrar que existem outras doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DSTs, que devem estar sempre na cabeça de qualquer jovem, afinal, ter cuidado com o próprio corpo nunca é demais. Nos últimos dias, a gonorreia é o problema que virou assunto principal de milhares de jovens, tudo por um deslize – dos grandes - do pegador Bernardo, personagem de Fiuk na série Malhação. Mas você sabe realmente o que é e como deve se proteger da blenorragia?

Por mais incrível, e nojento, que pareça, a gonorreia é uma das DSTs mais comuns e tem alguns apelidos como pingadeira e esquentamento. Depois de dois a oito dias da relação sexual desprotegida, se aparecer uma sensação de ardência e dificuldade para urinar, acompanhados de um corrimento amarelado ou esverdeado – algumas vezes com sangue – corra para o médico.

A gonorreia é transmitida sexualmente, seja de forma oral, vaginal ou anal e, algumas mulheres, mesmo sem apresentar os sintomas, estão contaminadas e transmitem a bactéria causadora da doença. Outra forma de contágio é no parto, então uma garota virgem pode, sim, ter a doença em seu corpo.

Para fugir desse problema a melhor solução é usar a camisinha, seja masculina ou feminina, além de sempre fazer um auto-exame, observando seus órgãos genitais e ficando esperto com qualquer alteração na cor, aparência, cheiro e textura da pele. Se a doença não for tratada pode causar esterilidade, atacar o sistema nervoso – e virar meningite -, afetar os ossos e o coração.

E não se esqueça que não adianta fazer o tratamento sozinho, o parceiro deve fazer o mesmo processo para se não se torne um ciclo com apenas um tratando a doença. E nada de sexo até o fim do tratamento, senão você será reinfectado!

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias