iG - Internet Group

iBest

brTurbo

27/01 - 09:00hs

Sangue no esperma
Nem sempre isso significa algo muito grave

Dr. Ricardo de La Roca

A presença de sangue no líquido ejaculado na hora do gozo assusta e pode representar desde pequenos problemas sem maior gravidade ou alterações importantes hormonais e até anatômicas.

As mais comuns situações são rompimentos de pequenos vasos, na próstata ou na uretra, por esforço numa ejaculação de grande intensidade. Por outro lado, a hipertensão arterial pode se manifestar por esses sangramentos bem como sangramentos nasais, ou sufusões oculares, portanto deve-se sempre cogitar essa possibilidade.

Prostatites agudas por bactérias podem dar dor perineal, febre, esperma amarelado e por vezes sanguinolento, acompanhados de alterações do ritmo miccional, aumentando o número de vezes ao dia das micções, com ardor ao urinar.

Alterações hormonais podem aumentar a espessura de uma camada mucosa que reveste as vesículas seminais, no qual os espermatozoides ficam represados até serem ejaculados para dentro da próstata, e o aumento de espessura dessa camada pode levar a um sangramento misturado com o ejaculado. Doenças císticas das vesículas seminais podem favorecer infecções dessas vias e consequente inflamação com sangramento.

Os tumores de próstata ou de outro órgão reprodutor não se manifestam normalmente por presença de sangue no ejaculado, conforme muitos acreditam.

O uso crônico de anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico e anticoagulantes podem levar a uma diminuição da capacidade de formação dos coágulos e com isso levar a sufusões hemorrágicas em várias partes do corpo, incluindo a parte reprodutora.Traumatismos uretrais, durante a relação, levam a sangramento abundante, mas isolado do ejaculado.

Em situações como as descritas acima, a consulta com um médico urologista é imprescindível, pois somente com exames, o tratamento poderá ser iniciado.

E você, tem alguma dúvida? Mande para o
Dr. Uro. Comente! 

Leia mais sobre: problemas sexuais



Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

publicidade



Contador de notícias