iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninas

11/11 - 11:46hs

Cesar Cielo

Ele já apanhou bastante no Judô, se desentendeu com a bola no futebol e jogou vôlei “bem”, segundo ele próprio

Bruno B. Soraggi

Antes de bater todos os recordes que superou recentemente, Cesar Cielo apanhou bastante no Judô, se desentendeu com a bola e jogou vôlei – “bem”, segundo ele próprio. Mas a natação sempre esteve presente em sua vida, desde os oito anos de idade, quando ganhou sua primeira prova. A partir daí, você já sabe a história: duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim – juntas a dois recordes, nos 50m e 100m livres – e mais dois recordes batidos no Mundial de Roma de Natação este ano, sendo um deles o melhor tempo do mundo na prova de 100m livre. Do interior de São Paulo, em Santa Bárbara D’Oeste para o interior dos Estados Unidos no Alabama, o atleta mantém uma rotina de treinos intensa sempre buscando a próxima prova. Conseguimos entrevistá-lo em um intervalo dessa preparação. Veja a conversa.

iG Jovem - Como anda a rotina de treinamentos?
Cesar Cielo - Estou treinando seis dias por semana na piscina - em três deles, em dois períodos, nos outros três, em apenas um -, fora musculação e exercícios com power lung (melhora a respiração), mais descanso e cuidados com a alimentação. São nove sessões de treino dentro da água, mais três de musculação. Quero estar em forma na volta a Auburn (EUA), em janeiro de 2010. Vou manter essa rotina, no Pinheiros, até dezembro e, em janeiro, retomo os treinos em Auburn para a principal competição de 2010, que é o Pan Pacific de Los Angeles, em agosto. Nos últimos dois anos, treinei o primeiro semestre nos EUA e o segundo no Brasil, sempre visando as principais competições da temporada, que são no meio do ano. Neste semestre ainda nado o Paulista, de 13 a 15 de novembro, em Santos, e o Open, de 17 a 20 de dezembro, no Pinheiros. Vou priorizar os 50 m livre.

iG Jovem - Até quando fica no Brasil?
Cesar Cielo - Até dezembro, em princípio. Após as festas do fim de ano com minha família e amigos volto para os EUA. Esse é o meu projeto. 

iG Jovem - Saudades dos EUA?
Cesar Cielo - Em alguns momentos tenho sim. A piscina de lá, da Universidade de Auburn (Alabama) onde eu treino, é bem melhor. A cidade é calma e sem trânsito e isso ajuda em determinada fase de treinamento. Mas também gosto muito de São Paulo. É bom passar um tempo aqui e outro lá.

iG Jovem - O que tem feito durante o tempo livre?
Cesar Cielo - Tirando os treinos e o descanso, sobra pouco, mas tenho participado de eventos e de entrevistas com a mídia brasileira. Tento aproveitar quando estou no Brasil para fazer coisas que lá nos EUA, quando eu fico muito recluso, não faço. 

iG Jovem - Vê muita TV? Tem algum seriado favorito?
Cesar Cielo - No Brasil, não vejo muita TV, programação em si. Ligo a TV e já coloco logo um DVD. Mas gosto das séries Entourage e Californication.

iG Jovem - Você pode comer de tudo ou há alguma coisa que seja proibida? Como chocolates, doces, macarrão, feijoada?
Cesar Cielo - Eu como de tudo. Na verdade, não tenho restrições alimentares, mas realmente evito doces e coisas gordurosas. Sempre controlo açúcar e gordura. Se tiver de escolher um doce escolho chocolate ou sorvete, principalmente da Häagen-Dazs. Feijoada? Como raramente, só no Brasil, porque não é muito para o meu paladar. Prefiro outro tipo de comida.

iG Jovem - E durante as festas de final de ano, como faz? Ainda mais quando tem tanto peru, arroz, chester e comidas deliciosas?
Cesar Cielo - É quando como de tudo, sem dó! Gosto muito do tender que a minha mãe faz, com molho de mel e frutas.

iG Jovem - Qual sua comida favorita?
Cesar Cielo - Comida japonesa.

iG Jovem - E uma coisa que você não come nem que paguem?
Cesar Cielo - Os pratos chineses. Coisas como escorpião, insetos e cachorro. Sopa de cachorro? Estou fora!

iG Jovem - É uma pessoa vaidosa?
Cesar Cielo - Sou, mas não muito. Acho que sou mais vaidoso com roupas. Gosto de escolher roupas, de vestir algo que fique bem e faça o meu estilo. Gosto, inclusive, de comprar roupas.

iG Jovem - Como cuida do visual, principalmente do cabelo - por causa do cloro? Faz algum tratamento específico?
Cesar Cielo - O mercado oferece alguns produtos específicos para quem vive em contato com cloro e com a umidade. Uso xampus especiais e também creme hidratante. O cloro e a umidade arrebentam a pele e o cabelo também.

iG Jovem - Já pensou em raspar a cabeça toda, como o Fernando Scherer faz?
Cesar Cielo - Não. Para ficar careca não. Eu já raspei bem baixinho, mas foi mais porque a touca ficava muito apertada. Ainda prefiro ter cabelo.

iG Jovem - Seu sonho sempre foi ser nadador ou sonhava em exercer outra profissão?
Cesar Cielo - Na verdade, nunca tive um sonho de ser alguma coisa daqueles de meninos que querem ser médicos ou bombeiros. Até pensei em algumas outras coisas, mas nunca levei a sério. Nem mesmo com a natação, que sempre gostei, não sabia onde poderia chegar e quando comecei não pensei que chegaria até onde estou hoje.

iG Jovem - E tentou praticar outros esportes a sério?
Cesar Cielo - Quando tinha oito anos comecei a nadar. Tentei praticar judô antes, mas não tive sucesso... Na verdade, apanhei bastante! Continuei a nadar porque estava ganhando. Minha primeira conquista veio ainda com oito anos, nadando uma prova dos 25 m livre, num Festival do Barbarense. Fiz os 25 m em 18 ou 19 segundos, mas o que me inspirou a continuar nadando foi chegar em primeiro. Fiz vôlei, também jogava bem. Mas aí eu já estava nadando e nadava melhor do que jogava.

iG Jovem - Levava jeito para algum em especial?
Cesar Cielo - Talvez para o vôlei. Mas como já nadava...

iG Jovem - E futebol, joga bem?
Cesar Cielo - Não jogo. Sou péssimo, aliás! Nem tive vontade de jogar futebol. Eu era muito ruim mesmo e tirei o futebol da minha lista de esportes.

iG Jovem - Como você se descreve? Tímido, atirado, bem humorado?
Cesar Cielo - Tímido. E na minha.

iG Jovem - Sempre foi muito namorador? 
Cesar Cielo - Dentro dos padrões normais.

iG Jovem - Quantas namoradas já teve?
Cesar Cielo - A sério? Uma.

Agora que você sabe muito mais sobre a intimidade do nadador, o que acha dele? Comente!

Leia mais sobre: famosos

*Receba essa e outras notícias no seu celular. Envie igigirl para 49094.

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias