iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninas

25/05 - 17:14hs

Siga esse estilo: VV Brown
Além da voz rouca sensacional, ela também se destaca pelo visual vintage

Nathália Ilovatte, iG São Paulo

Se você nunca viu esse topete antes, talvez já tenha, pelo menos, batido o pezinho no chão durante o refrão de alguma das músicas de VV Brown. Ela é dona de uma voz semi-rouca e canta músicas pop animadas com um quê de anos 50, que dão vontade de dançar. Seu primeiro CD, “Travelling like the Light”, foi lançado em 2009, e ela já fez turnê com Ladyhawke e The Ting Tings, tocou no festival de Glastonbury e no projeto Africa Express, de Damon Albarn, vocalista do Blur e idealizador do Gorillaz. Quer conhecer o trabalho dela?Escute e veja o clipe de Crying Blood, Shark in the Water e Leave.
 
Mas a inglesa Vanessa Brown não merece atenção só pela música. Ela também tem tudo a ver com moda, primeiro porque é modelo e, segundo, pelo estilo único e cheio de referências de décadas passadas. Em uma entrevista ao site britânico Mirror, ela contou que descobriu a moda ainda criança, lendo as revistas Vogue da própria mãe. Seu ícone de estilo é o David Bowie e a peça mais cara que já comprou foi um vestido Chanel de 400 libras. A paixão pela moda também fez VV abrir a loja virtual VV Vintage, que vende roupas que remetem desde à década de 40 até os anos 80 e são a cara da cantora.
 
Looks
VV não chega a ser uma Lady Gaga, mas seus looks estão longe do básico. Para começar, ela não parece muito preocupada em realçar a silhueta e, por isso, usa peças que não acompanham o formato do corpo, como ombreiras, calças cenoura e mangas morcego. A opção é válida, afinal, é entediante andar por aí e só ver bandage dresses e bandage skirts com regata podrinha, como se as roupas bem justinhas fossem o uniforme do momento. Se você curte o ombrismo e quer aderir, é bom saber que, quanto maiores ficarem seus ombros, menor você parecerá. Se você não se incomodar, tudo bem, mas aceita um conselho? Use ombreiras com velcro. Assim, quando cansar delas, é só arrancá-las e libertar seus blazers, camisas e vestidos. Se tiver quadris largos, melhor, pois as ombreiras vão dar equilíbrio. Mas não se esqueça de marcar a cintura com um cinto fino!
 
Brilhos também são recorrentes nos outfits da diva, e a boa notícia é que já foi o tempo em que paetês e afins só podiam ser usados à noite. À luz do dia eles também são bem-vindos, desde que com alguma noção para você não parecer fantasiada de chacrete. E também é válido ser tão ousada quanto VV e misturar dourado com prateado ou fazer um hi-low usando jaqueta de paetês com camiseta de banda.
 
Parte da autenticidade do estilo de VV Brown está no fato de algumas peças não só lembrarem uma década, mas parecerem mesmo ter sido tiradas do fundo do baú. Como nem todo mundo tem a sorte de ter uma mãe fashionista que guardou as melhores roupas da adolescência para a posteridade, nada melhor que um bom brechó. Se você tem preconceito, nojinho e alergia a poeira, deixe de bobagem, pois não sabe o que está perdendo. Em araras cheias de coisas horríveis que você não sabe como, um dia, alguém teve a audácia de vestir, se escondem vestidos, camisas, saias e blazers maravilhosos, às vezes até de marcas caras tipo Dior, por um preço ridículo de tão baixo. É só lavar bem antes de usar.   
 
Make-up
VV Brown costuma destacar os olhos a la Amy Winehouse, com delineador preto bem forte e puxado, estilo gatinho, e cílios enormes. As sombras são sempre em tons próximos da pele, e como VV é negra, geralmente são douradas ou bronze.

O olho de gatinho com o delineador puxado é a make do momento, e há quem diga que só é válido passar delineador sobre os cílios se for para puxá-lo. Mas vamos combinar que, se já é difícil fazer um traço bonito e reto em um olho, fazer dois iguais em olhos diferentes é desafiador. Você faz uma vez, erra, apaga, tenta de novo, não dá certo, tenta arrumar, borra tudo, apaga de novo, e quando vê está com olhos de urso panda e uma maquiagem desconstrucionista que não favorece ninguém. Por isso, aprenda com Michelle Phan a fazer seus olhos de gatinho. Tudo bem se você não fala inglês e não tem em casa todos esses produtinhos caros, o importante é entender como funciona o truque do adesivo.
 
Cabelos
O topete de VV Brown é sua marca registrada e, com muito custo, nós conseguimos decifrar o segredo dele. Vasculhamos o YouTube atrás de um tutorial que explicasse em detalhes, mas não há uma boa alma sequer nos ensinando esse truque de beleza. No entanto, olhando bem dá para notar que VV usa um rolinho da cor do cabelo, tipo um bobe, enrola a franja nele, prende com grampo e finaliza com fixador.  Mas, se você acha que esse é um topete muito over para o dia-a-dia, pode adaptar fazendo aquele mais básico e rockabilly em que é só separar o cabelo em mechas e desfiar a raiz de cada uma delas com um pente fino e a ajuda do fixador. Aí, você puxa a franja para trás e prende com um grampo deixando o cabelo fofo. Tem mais alguma dica de topete? Manda para a gente! Queremos aprender e dividir com as outras leitoras!

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

publicidade



Contador de notícias