iG - Internet Group

iBest

brTurbo

01/12 - 10:14hs

Recém-lançada no Brasil, Rádio Disney prioriza interatividade com público

Estação busca cativar adolescentes com sucessos do pop rock mundial – não só da trupe que carrega o selo Disney

Larissa Drumond, iG São Paulo

> Fãs de sertanejo universitário ganham balada chique em São Paulo
Jovens brasileiros partem para jornada de trabalho na Disney
> Siga o Twitter do iGirl

Desde outubro, a Rádio Disney pode ser ouvida pelos paulistanos na frequência 91.3. Mas ela entrou no ar oficialmente na segunda-feira (29), com programação cheia de sucessos de rock, pop, artistas brasileiros e internacionais – não só a trupe que carrega o selo Disney. Fora de São Paulo, ela pode ser ouvida pela internet. Forte em dez países da América Latina, a rádio começou discreta sob o slogan “Que rádio é essa?” – até conquistar os ouvintes. “Queríamos aguçar o público até alinhar a programação. Jovens são muito ligados a novidades e acabam indicando aos amigos, principalmente pelas redes sociais”, afirma Marcos Vicca, gerente de projetos, que também já passou pela Mix FM, 89 FM e Jovem Pan.

Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., também visita a Rádio Disney

Deu certo. Para a promoção da turnê dos J-Bros, no dia 6 de novembro, foram sorteados 300 pares de ingressos para o show, 20 para a passagem de som e alguns sortudos ainda tiveram a oportunidade de conhecer Kevin, Joe e Nick pessoalmente. “Tudo foi planejado para a vinda dos Jonas Brothers ao Brasil. Aproveitamos a audiência e o sucesso para revelar a identidade”, diz Vicca. A segunda ação promocional levou mais 40 adolescentes com acompanhante para uma tarde especial com Capital Inicial, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Cine, Fresno, NX Zero e Manu Gavassi. “Foi um sucesso. Os artistas estavam realmente empolgados e cheios de expectativas. A estrutura foi caprichada para que todos os fãs passassem um dia feliz e com conforto. Tivemos tantos acessos no site que acabou saindo do ar”, comemora.

As atrações da rádio ainda não foram definidas, mas alguns programas estão prestes a estrear. No “Despertador”, que será transmitido diariamente das 5h às 8h, o ouvinte pode ligar, escolher uma música para acordar o amigo e deixar uma mensagem. De domingo a quinta-feira, o “Baladas” promete tocar canções mais lentinhas e românticas – exceto sextas e sábados, em que a preferência é dada às músicas de pista, para agitar a noite. Aos sábados, haverá um ranking com os melhores hits da semana, todos pedidos pelo público.

E para quem sabe cantar uma música mesmo sem saber o nome, é só ligar para a central de atendimento, que funciona 24h, e cantarolar um trecho. Um programa destinado especialmente para os cantores de chuveiro distraídos. “A ideia é priorizar a frase ‘A rádio que te ouve’, fazendo com que as pessoas participem de maneira divertida”, comenta Vicca. A interatividade vem de todos os lados: Twitter, Facebook, central de atendimento e programas ao vivo. "O interessante é que as pessoas também se ouçam na rádio", completa.

Fãs foram sorteados para passar tarde com banda Cine e outros artistas

A estação se restringe a São Paulo, mas estreou também na internet. “Não definimos como será, mas pretendemos expandir para as principais cidades e capitais em um ou dois anos”, revela o gerente. Nos Estados Unidos, a Rádio Disney é infantil, ao contrário dos países da América Latina – Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e Chile –, que têm configuração parecida com a do Brasil, com foco no público entre 12 e 19 anos. “Toda a programação será pensada para atender o mercado brasileiro. Existem muitos cantores latinos famosos lá fora, mas desconhecidos no Brasil”, pondera.

Bandas nacionais independentes também terão espaço, caso tenham relevância e público suficientes. “Hoje, a produção e a distribuição musical são fáceis. Como a oferta é farta, precisamos analisar a qualidade também. A rádio foca no trabalho musical, seja rock, pop, eletrônico ou sertanejo, mas com limites. Não temos um estilo segmentado, tocamos sucessos”, explica.

Você já escutou a Rádio Disney? Conte no nosso Twitter!





Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias