iG - Internet Group

iBest

brTurbo

02/09 - 18:40hs

Veja 12 dicas para a sua festa bombar

Três caras da noite paulistana ensinam a planejar a melhor balada

Nathália Ilovatte, iG São Paulo

> Veja como foi o show de Bieber no Madison Square Garden
> Estrelas do cinema adolescente já têm micos na carreira
> Siga o Twitter do iG Jovem

Cansado de ir sempre aos mesmos lugares no fim de semana? Então dê uma festa! Além de ser uma boa oportunidade para reunir os amigos e dançar em uma balada do jeito que você quer (afinal, foi você quem idealizou), a sua diversão começa bem antes da hora marcada para a chegada dos convidados. Ok, dá trabalho planejar, organizar os gastos, correr atrás dos equipamentos e decorar o lugar, mas vale a pena quando você vê o resultado.
 
Se você não sabe muito bem como planejar uma festa daquelas que seus amigos vão comentar eternamente – e não quer correr o risco de todo o seu trabalho ser em vão e a balada flopar! –, vale seguir as dicas de quem manja do assunto. Olha só o que recomendam Pedro Beck, idealizador da Balada Mixta, Tiago Guiness, diretor artístico do Alley Club, e Ricardo Lemke, DJ residente da Funhouse:

1. Ter um convidado especial é importante. Se a festa é pequena e para poucos amigos, não precisa se preocupar com isso. Mas se a intenção é fazê-la bombar, convidar alguém conhecido para tocar pode ajudar – e muito! Não precisa ser a Lindsay Lohan, mas talvez um blogueiro ou alguém com um Flickr famosinho entre seus amigos. “Quem faz um trabalho bacana, geralmente tem um gosto musical que tem a ver”, diz Thiago. E aí, além da presença ilustre, a set list da celeb é uma atração à parte.

2. Cuide da atmosfera do lugar. Não precisa ser um decorador nato, basta ter boas ideias para a festa impressionar visualmente os convidados. “Às vezes um VJ ou um fotógrafo cuidando do projetor pode ser legal”, sugere o diretor artístico do Alley.

3. Pedro alerta para a importância de escolher uma boa data para sua festa. “Marque longe de feriados e, de preferência, no fim de semana. Importante também que não seja no finzinho do mês, quando todo mundo já gastou toda a mesada ou o salário".

4. Faça flyers com a cara da festa para divulgá-la. Mas capriche: a primeira impressão que seus amigos terão da sua festa virá do flyer.

5. Divulgue em redes sociais. “Facebook é a rede que dá o maior retorno, principalmente para festas não-profissionais, por causa da interação”, explica Ricardo. “Enviar convites pelo Facebook permite aos amigos saber quem vai à festa e, assim, eles já se identificam com o público”.

6. Festa à fantasia é sempre uma boa pedida. “Até os tímidos ficam à vontade”, diz o DJ da Funhouse.

7. “Contrate alguém para ajudar na organização durante a festa. O ideal é um segurança e dois garçons para festas em casa ou em salão”, sugere Pedro.

8. Nem é preciso lembrar que a música é parte fundamental da festa, né? Por isso, Ricardo alerta: “Conhecer o gosto das pessoas que você convidou ajuda a fazer um repertório legal”. Mas vale lembrar que não é só porque a música é muito boa que ela tem que rolar no último volume. Respeite os vizinhos para a festa não acabar antes do planejado.

9. Não só as músicas são importantes, como também a ordem que são tocadas. É o que explica o diretor artístico do Alley: “A festa tem que ter um clímax. Não adianta começar com músicas muito pesadas e no meio tocar uma piada interna com seus três amigos".

10. Outra dica do Thiago é inovar no repertório. “É preciso fazer um trabalho de pesquisa. Os DJs têm que descobrir coisas novas, mas também revisitar outras épocas e trazer músicas esquecidas”. Isso não significa que você deva tocar músicas datadas, tipo “Single Ladies” e “Womanizer”, mas pegar músicas mais antigas, que você e seus amigos já esqueceram e gostavam muito antigamente. Tudo para provocar aquela nostalgia na pista.

11. Se, mesmo seguindo essas dicas com muita dedicação, seus amigos ficarem com vergonha de bater muito cabelo, não pense que sua festa está arruinada. “Convença seus amigos mais próximos e descontraídos a dançar, e eles vão acabar convencendo os mais tímidos”, incentiva Ricardo. Mais ou menos como aconteceu no Sasquatch Music Festival de 2009:



12.
“Gelo! Não existe festa boa sem alguns bons sacos de gelo - coisa que a gente sempre esquece e fica na maior correria pra achar de última hora”, avisa Pedro.

Quais são suas dicas para uma boa festa? Conte no nosso Twitter!





Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias