iG - Internet Group

iBest

brTurbo

13/03 - 08:00hs

Os 10 mandamentos da pele perfeita
Regrinhas fundamentais para manter o rosto e o corpo impecáveis!

Gabriella Cartaxo, especial para o iG Jovem

Leitora, as 10 regrinhas abaixo são para você imprimir e colar no espelho do banheiro. Elas vão ajudar muito a manter a pele em dia! Ao lado, confira uma galeria com 10 produtos que vão ajudar você nessa tarefa.

1) Hidrate!
Invista em hidratantes com ingredientes que conseguem repor a oleosidade natural da pele, como óleos vegetais (o de amêndoas e de uva são incríveis), ceramidas, ureia e manteiga de karité. Na hora de aplicar, passe sempre de baixo para cima, com movimentos semicirculares e fazendo uma leve pressão com a ponta dos dedos para o produto penetrar melhor.

2) Faça da esfoliação uma rotina
Ela é importante, porque retira todas as células mortas e impurezas da superfície da pele. Ao fazer uma vez por semana (não exagere para não irritar a pele), você previne pêlos encravados e consegue turbinar o efeito do seu hidratante diário. No rosto, prefira um esfoliante leve com microesferas, pois os mais grossos podem irritar a pele dessa região, que é mais sensível.
Receitinha esperta: Prepare um esfoliante caseiro misturando meia xícara de açúcar e de mel. Durante o banho, depois de se ensaboar, passe o produto no corpo todo, de baixo para cima. Nas áreas onde a pele é mais grossa, como joelho, cotovelo e pé. Reforce com uma esponjinha vegetal. ;)

3) Aposte no sabonete líquido
Apesar de custar um pouco mais caro do que o em barra, vale a pena investir, pois ele tem uma fórmula mais suave, ideal para quem tem pele sensível, e ainda um poder de hidratação muito maior. Use e abuse especialmente no inverno, época do ano em que a pele fica mais ressecada.

4) Não esprema nem cutuque espinhas!
Este hábito (difícil de largar, a gente sabe...) só piora o aspecto da pele e deixa cicatrizes que demoram a sumir – ou não somem. O jeito é esconder os pontinhos com corretivo, de preferência os tipos que possuem ação secativa. Mas, se não deu pra resistir e você espremeu uma espinha, lave o rosto com um sabonete facial e aplique um gel secativo por cima, que ajuda a cicatrizar e recuperar a pele mais rapidamente.

5) Limpe o rosto duas vezes ao dia
Para ajudar na prevenção de cravos e espinhas e evitar o excesso de brilho do rosto, lave bem a pele ao acordar, antes de ir para a escola, e à noite. Use um sabonete neutro e água morna ou ainda, se você tem pele oleosa, alguma versão que tenha ácido salicílico na fórmula, componente que ajuda a prevenir a acne. Complemente a limpeza com um tônico facial ou adstringente, que limpa os poros e deixa a pele com uma textura uniforme.

6) Proteja a pele na hora de se depilar e descolorir os pêlos
Para proteger a pele e evitar coceira e ardor durante a descoloração, antes de tudo aplique uma camada fina de óleo de amêndoas nas partes do corpo que irão receber a mistura. E lembre-se de cobrir machucados e feridinhas com microporo. Depois de se depilar, seja com lâmina, cera ou creme depilatório, é regra geral hidratar bem a pele com substâncias calmantes como a camomila, verbena, chá verde, azuleno e erva-doce. Aqui, o óleo de amêndoas também é um aliado: além de deixar a pele macia, ele retira todos os restinhos de cera.

7) Aplique protetor solar todos os dias
Opte por um protetor solar ou hidratante com, no mínino, FPS 15, tanto no rosto quanto no corpo. Principalmente nos dias quentes, fique ligada e repasse o produto, pois ele vai saindo com o suor. Aplique-o uns 30 minutos antes de se vestir e lembre-se de passar também na nuca, orelhas e mãos (essas partes também queimam!). E redobre a atenção nos lugares que apresentam sardas e pintas.

8) Retire todo o make antes de dormir
Quando você dorme maquiada, a pele não consegue respirar direito, o que entope os poros e facilita o aparecimento de cravos e espinhas. E pior... No dia seguinte aquela preguiça rende uma aparência horrível de cansaço e um rosto todo marcado. Por isso, remova bem a maquiagem com demaquilante, especialmente à noite. Tem vários tipos de produto: próprios para áreas dos olhos, lencinhos, em gel, bifásicos, cremosos e líquidos. Se a sua pele é oleosa, invista em géis, musses de limpeza ou ainda produtos oil free. Para as mais ressecadas, loções e cremes hidratantes funcionam bem.

9) Fuja dos banhos super quentes
A água quente, apesar de ser uma delícia, deixa a pele ressecada e sem viço, pois leva embora toda a sua umidade natural. O ideal é tomar uma ducha morna, nem fria e nem quente demais. Para complementar, vale abusar dos hidratantes tipo in-shower (próprios para usar no banho) e óleos bifásicos, que dão um toque extra de maciez e deixam você super cheirosa.

10) Não use maquiagem vencida
Sim, os cosméticos também têm prazo de validade! A gente sabe que dá um aperto no coração só de pensar em se desfazer daquele batom incrível ou do rímel potente que secou. Mas nem pense duas vezes, jogue fora e adquira um produto novinho em folha. Make vencido está mais sujeito a contaminações, o que pode causar problemas nos olhos, coceiras, alergias e ardência, tudo o que a gente não quer, né? Na hora de ir às compras, aproveite para experimentar a chamada maquiagem inteligente, turbinada com vitaminas, minerais, proteção solar e agentes hidratantes, que além de embelezar, tratam a pele.

Quem deu as informações: Denise Barcelos, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Gabriel Aribi Fiszbaum, dermatologista da MAF Dermatologia; e Marcelo Bellini, dermatologista da Clínica Corpo em Evidência, todos de São Paulo.

Tem mais alguma dica infalível? Mande pra gente no Twitter!





Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

publicidade



Contador de notícias