iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninas

29/03 - 08:45hs

Secador e chapinha
Confira dicas para eles não danificarem seus cabelos!

Larissa Drumond

Nem todas as meninas querem ou podem esbanjar seus belos cachos por aí e, por isso, não deixam de usar o secador e a chapinha, um dia sequer, para dar aquela ajeitada nas madeixas, seja na franja ou em todo o comprimento.

Esses itens de beleza só comprometem a saúde dos fios se não forem manuseados de maneira correta. É muito importante usar cremes termoativos – aqueles ativados pelo calor –, por produzirem uma película protetora. A boa notícia é que existem vários para todos os tipos de cabelo!

Para você ficar ainda mais linda e com o visual impecável, Marcelo Pascotto, hair stylist do salão L’Officiel, e Kaká Santos, hair stylist do Ritz e especialista em transformação, dão dicas para você arrasar e ficar por dentro do assunto!

• Por que liso?
Kaká Santos: A chapinha virou moda no final dos anos 90, quando apareceu aqui no Brasil. O liso foi uma influência norte-americana e sempre estará em alta por ser chique e prático.

Marcelo Pascotto: No Brasil, os cabelos lisos estão sempre em evidência. Atualmente, os cacheados têm produtos específicos que os deixam mais domados e sem arrepiados. Eu os acho mais femininos e sensuais, porém, a mídia, a sociedade, os namorados e os maridos preferem, em geral, os lisos.


• Hora de lavar
Kaká Santos: É bacana lavar o cabelo duas vezes e enxaguar bem o condicionador. Esse procedimento evita que resíduos se acumulem nos fios.

Marcelo Pascotto: Se você utilizar um bom xampu, de acordo com seu couro cabeludo, um condicionador e um produto para proteger e facilitar a escovação, com certeza terá um resultado melhor. Aplique gotas de silicone para tirar o arrepiado elétrico, spray para fixar e spray de brilho.


• Prepare o cabelo e seque-o!
Kaká Santos: A melhor forma é secar o cabelo úmido, nunca encharcado. Passe um leave-in antes da escova e um reparador de pontas depois. Isso já garante a proteção!

Marcelo Pascotto: Aplique um protetor térmico antes, use o secador sem deixá-lo muito perto dos fios e sem pará-lo por muito tempo sobre o mesmo ponto. Com a chapa, tenha ainda mais cuidado: ela deve correr numa velocidade uniforme e não muito lenta.


• Siga a direção!
Marcelo Pascotto: Se o secador for utilizado contra a nascente do cabelo (de baixo para cima) ou sem que se aplique tensão à mecha, ou seja, sem o uso de escova ou mesmo puxando com os dedos, o cabelo tende a arrepiar e a armar. Caso o secador seja utilizado corretamente, o efeito é praticamente o mesmo de uma chapinha.


• Chapinha do jeito certo
Kaká Santos: Separe por mechas e use um produto que proteja os fios contra o calor. Depois, passe em cada mecha, mas nunca passe várias vezes na mesma.

Marcelo Pascotto: A chapa deve deslizar de uma região próxima à raiz até as pontas em um movimento rápido e contínuo. Cuidado para não queimar o couro cabeludo, os dedos e o rosto, principalmente se o cabelo estiver úmido, por causa do vapor gerado.


• Reparador de pontas
Marcelo Pascotto: O reparador é um cosmético, ele não elimina as pontas duplas, só o corte resolve esse problema. Na verdade, ele gruda essas pontas danificadas temporariamente, dando um aspecto melhor. É uma maquiagem que funciona para esconder também o arrepiado, causado pela eletricidade estática ou pelos fios mais curtos que estão crescendo.


• Espetado, não!
Kaká Santos: Após usar a chapinha, o segredo é passar um jato de secador frio para que os fios fiquem mais soltos, brilhantes e menos rebeldes.

 
• Jamais seque com a prancha!
Kaká Santos: Não recomendo esse procedimento, pois ele facilita a quebra e o ressecamento dos fios, deixando-os com um aspecto de palha.


• Se preferir apenas o secador...
Marcelo Pascotto: Cabelo precisa ser sempre bonito, não apenas na hora de arrumá-lo. A beleza dos fios depende do formato da molécula, da textura, da grossura do fio, entre outras coisas. O conhecimento a respeito dos produtos disponíveis (xampus, condicionadores, máscaras, tratamentos, silicones etc), a experimentação e, principalmente, sua correta utilização levam a um resultado melhor.

Você usa secador e chapinha todos os dias? Como você cuida de seus cabelos? Comente!

Leia mais sobre: cabelos

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

publicidade



Contador de notícias