iG - Internet Group

iBest

brTurbo

meninas

15/01 - 16:21hs

Toin toin

Um guia para tratar bem seus cachinhos

Carol Patrocinio

Você está cansada de ouvir que cabelo bonito e bem cuidado é cabelo liso? Está com o saco bem cheio de algumas pessoas te perguntarem o motivo de você não fazer uma 'escova definitiva'? Ninguém respeita suas lindas molinhas? A gente está aqui pra te salvar!

Os cabelos cacheados estão cada vez mais na moda e os gatinhos adoram brincar com as suas molinhas. Eles acham um charme quando seu cabelo está bem cuidado e preso de um jeito bacana.

Para isso, conversamos com Heloísa Helena de Assis, a Zica, sócia da rede Beleza Natural e expert em cabelos cacheados. Ela vai te ensinar como arrasar mesmo sem ter um cabeleireiro sempre por perto. Você também tem a internet para te ajudar, dê uma olhadinha no blog Cabelos Cacheados, nas dicas de salões nesta comunidade do Orkut e nas trocas de experiências também no Orkut.

iG Jovem - Quais são as diferenças entres cabelos crespos, cacheados e ondulados?
Zica - O crespo é um cabelo que quando sai do bulbo capilar não recebe nenhum tipo de oleosidade natural. É o tipo mais seco. Este cabelo é mais poroso, pois as escamas do fio são mais abertas e necessitam de hidratações externas poderosas para se fecharem. Além disso, perde umidade com facilidade e requer muitos cuidados. O crespo já nasce com um grande déficit de queratina, a proteína que forma o fio de cabelo.

O cabelo cacheado tem uma estrutura que sai do bulbo capilar em espiral. Diferente do fio crespo, o cacheado consegue manter a hidratação natural que sai da raiz até mais ou menos a metade do fio, porém da metade do fio para a ponta o cabelo já começa a ter pouca oleosidade, necessitando de hidratações externas.

O ondulado é um tipo de cabelo que já consegue reter a hidratação natural que sai do bulbo capilar com mais facilidade. Por ter uma estrutura em onda, a oleosidade natural consegue percorrer quase todo o fio, porém as pontas ainda ficam um pouco ressecadas, necessitando de hidratações também.

iG Jovem - Qual a lavagem ideal para cada tipo? (quantas vezes por semana, produtos)
Zica - A maneira ideal de lavar o cabelo vale para os três tipos e deve ser feita no máximo duas vezes por semana, pois o excesso de lavagens retira a oleosidade natural, deixando-os muito secos. O xampu deve ser utilizado duas vezes em cada lavagem. Em geral, na primeira lavagem o xampu não faz muita espuma. Já na segunda aplicação a espuma do xampu é abundante. Logo em seguida aplique o condicionador nos fios e pontas, nunca na raiz.

Não se deve utilizar água quente, ela deve estar na temperatura do corpo! E para finalizar, passe uma hidratação nos fios, que deve ficar no cabelo por no máximo 15 minutos em touca plástica ou 10 minutos em touca térmica. Dessa maneira o cabelo estará limpo, cheiroso e saudável.

iG Jovem - Como usar o leave-in?
Zica -
Antes de passar o creme de pentear (leave-in) nos cabelos, espalhe-o bem nas mãos para proporcionar uma melhor distribuição nos fios. Espalhe o creme em quantidade suficiente para embeber todos os fios. Divida os cabelos em mechas, começando de baixo para cima, e penteie-os desembaraçando-os por completo, mecha após mecha. Coloque a mão em forma de concha, elevando os fios das pontas até a raiz. Faça isso em todo o cabelo, até obter a ondulação desejada. Na altura do couro cabeludo feche completamente a mão, pressionando o cabelo de maneira enérgica, mas com movimentos espaçados.

No caso de cabelos longos, jogue-os para frente, virando completamente a cabeça e torne a amassá-los. Se os cabelos forem de tamanho médio, incline a cabeça lateralmente e amasse, pressionando bem das pontas até a raiz. Seus cabelos estão prontos para arrasar!

iG Jovem - Qual a melhor maneira de pentear sem estragar os cachos?
Zica -
Os cabelos devem estar úmidos e embebidos em creme de pentear (leave-in). Depois, já divididos em mechas, eles devem ser penteados de trás para frente (da nuca para a testa). O pente deve seguir o sentido dos fios, desembaraçando-os da raiz até as pontas. Depois de penteados, é só amassar os cachos com as mãos em formato de concha, começando pela raiz e descendo até as pontas.

iG Jovem - Secador é necessário? Como usar?
Zica -
Para manter a estrutura cacheada, deve-se usar o secador com o bico difusor. Essa técnica não prejudica o cabelo se for usada no máximo uma vez por semana. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, por isso só use o difusor se for realmente necessário.

Se for utilizar o secador para fazer escova, tome cuidado para não desfazer os cachos para sempre. O secador muito quente e muito próximo ao fio quebra a estrutura capilar e os cachos podem não voltar depois que o cabelo for lavado. Só faça escova se o cabelo crespo, cacheado ou ondulado estiver saudável, bem tratado. E mesmo assim, recomenda-se fazer no máximo duas escovas por mês, com sessões de hidratação antes e depois da técnica.

iG Jovem - Quais os melhores cortes e comprimentos para os três tipos de cabelo?
Zica - Aqui no Beleza Natural acabamos de lançar um catálogo com 30 opções de cortes diferentes, especialmente para cabelos crespos, cacheados e ondulados. Dessa maneira pode-se utilizar qualquer corte ou comprimento para os três tipos de cabelo, sem restrições, com opções de simétricos e assimétricos. Essa inovação foi fruto de anos de estudo da estrutura do fio. Com o catálogo conseguimos mostrar que é possível, por exemplo, cortar cabelos crespos e cacheados em camadas sem torná-los tão volumosos.

Ainda assim, para quem prefere o visual tradicional, é bom cortar os cabelos crespos e cacheados em fios retos para não causar volume. Já os cabelos ondulados se cortados em camadas darão mais volume ao visual. O comprimento pode ser o que a pessoa desejar.

É importante ressaltar que para qualquer corte aparecer e ficar bonito, o cabelo deve estar muito bem hidratado e com as ondas e cachos bem definidos.

iG Jovem - Como fazer penteados bacanas para festas?
Zica -
Os três tipos de cabelos são os mais fáceis de fazer penteados, pois já são modelados naturalmente. Eles já têm forma, volume e definição, então qualquer maneira de prender fica muito boa. Mas atente para algumas dicas como evitar prender o cabelo molhado ao máximo, para não causar mofo; se tiver de modelar use gel sem álcool ou o próprio leave-in; reparadores de ponta são ótimos para manusear as mechas durante o penteado quando o cabelo já estiver seco; ouse com acessórios bem diferentes como bandana, flores, lenços e prendedores de metal; utilize prendedores de pano na hora de prender o rabo de cavalo, por exemplo, pois os de elástico arrebentam os fios.

iG Jovem - Quais são as dicas mais preciosas que você pode dar para cuidar dos cachinhos?
Zica - Cuide bem de sua alimentação. A beleza começa de dentro para fora. Inclua sempre frutas, verduras e legumes no seu cardápio, garantindo assim os nutrientes que seus cabelos precisam. A hidratação é essencial e deve fazer parte da rotina de cuidados com os cabelos. Hidrate sempre, de preferência sempre que lavar os cabelos. Para que os cachos fiquem bonitos, não coloque as mãos nos cabelos enquanto eles estiverem secando. A oleosidade natural das mãos prejudica os cabelos e não permite uma boa formação dos cachos.

Preparada para colocar suas molinhas pra todo mundo ver? Comente!

Leia mais sobre: cabelos

Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias