iG - Internet Group

iBest

brTurbo

23/05 - 08:45hs

Tenho medo de ir ao ginecologista
Veja como se preparar para a primeira consulta ginecológica. Vai doer? Precisa se depilar? Levar ou não levar o namorado junto? Dra. Gineca responde essas e outras dúvidas

Dra. Denise Coimbra

Oi, doutora! Li as suas matérias no site e adorei a forma como você trata dos assuntos e das dúvidas mais comuns! Parabéns! :) Bem, tenho 20 anos e namoro há dois anos e três meses, meu relacionamento é bastante estável e sou muito feliz! Sempre frequentávamos motéis e ficávamos nas preliminares: sexo oral e masturbação, até que dias atrás resolvi perder minha virgindade. Tinha medo de engravidar, por isso não tinha feito antes.

Agora tenho consciência de que preciso procurar um ginecologista, pois preciso de um acompanhamento médico. Já tentei tomar pílulas (quando ainda era virgem), porém todas que experimentei me fizeram vomitar e tive náuseas! Tomei Ciclo 21 e Diane 35 sem sucesso, pois tive muitos efeitos colaterais.

Tenho receio de ir ao ginecologista, porque tenho medo dos exames que ele possa fazer e da dor que esses procedimentos possam causar. Como será minha primeira consulta? Queria levar o meu namorado, isso é aconselhável? Devo estar depilada? Ele irá me examinar? Tenho medo e vergonha do ginecologista, mesmo sabendo que é necessário.

Outra dúvida é sobre qual ginecologista escolher. Sou criada com minha avó, pois minha mãe faleceu quando eu tinha cinco anos, por isso não tenho com quem conversar e pedir dicas a respeito desses assuntos. Ah, senti tanta dor na minha primeira vez que quase que eu não consigo, e após também uma dor na vagina, principalmente, quando vou me sentar, é normal? Já fiz sexo três vezes e sempre ocorreu um pequeno sangramento, que durou uns três dias e a dor, é normal?

Gostaria de saber também qual anticoncepcional causa menos efeitos colaterais. POR FAVOR, me ajude a esclarecer essas dúvidas e a me orientar para que eu tire esse ''medo'' de ginecologista. Desde já agradeço!  Jéssica



Jéssica, frequentar um ginecologista é como usar batom pela primeira vez, algo estranho, mas indolor. Por isso, escolha uma profissional mulher e diga que quer tirar algumas dúvidas e ter orientação sobre método anticoncepcional. Se sentir segurança, abra o jogo.

Diga que teve poucas relações, que ainda incomoda e que gostaria de adiar o exame preventivo (exame papanicolau) para outra ocasião, assim sobrará tempo para esclarecer esses acontecimentos: é normal sentir dor e sangrar nas primeiras relações, principalmente se os intervalos de tempo são grandes.

Não leve seu namorado na primeira consulta e não precisa fazer depilação para ser examinada. Quanto ao método anticoncepcional, existe método com duração de três anos, colocados sob a pele, portanto sem passagem gástrica e sem efeito colateral que evita filhos e é seguro.

E você, também quer enviar a sua dúvida? Mande para a Dra. Gineca. Comente!

Leia mais sobre: ginecologista 




Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias