iG - Internet Group

iBest

brTurbo

06/05 - 12:01hs

Ovário micropolicístico
Ausência da menstruação, aumento dos pelos e acne, esses são alguns dos sintomas que aparecem em meninas que têm cisto no ovário. Dra. Gineca explica como amenizar o problema

Dra. Denise Coimbra

Olá... Há mais ou menos seis meses descobri que tenho ovário micropolicístico e terei que fazer tratamento para o controle ou eliminação. Gostaria de saber e até mesmos para matar a curiosidade dos leitores, o que é ovário micropolicístico? Quais são os sintomas? As formas de tratamento?  Tem como se prevenir? Quais as consequências que podem ocorrer se não for diagnosticado precocemente? Muito obrigada – Paula

Ovário micropolicístico é padrão descritivo, visto à ultrassonografia com a presença de 12 ou mais microcistos distribuídos pela periferia dos ovários, formando um colar. Os ovários micropolicísticos, muitas vezes, não têm expressão clínica, fazendo apenas alguns ciclos anovulatórios (sem ovulação), criando – muitas vezes - um intervalo maior entre as menstruações.

Com vida sexual ativa é necessário o uso de hormônios para evitar gravidez e regular o ciclo. Se a mulher deseja engravidar, com ovários micropoliscísticos, poderá usar o indutor da ovulação para fazer ciclos ovulatórios.

É preciso entender que a síndrome de ovários micropolicísticos tem características típicas presentes que são: amenorréia (falta de menstruação), hirsutismo (aumento de pelos), presença de 12 folículos no estroma ovariano, aumento de oleosidade da pele com acne e obesidade.

Você também quer enviar a sua pergunta? Mande para Dra. Gineca. Comente! 

Leia mais sobre: ovários





Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG

publicidade



Contador de notícias