iG - Internet Group

iBest

brTurbo

02/05 - 08:45hs

Socorro, Dra. Gineca!
Carocinhos na vagina que não doem são sinais de problemas?

Dra. Denise Coimbra

Olá, estão aparecendo algumas elevações na minha vagina bem naquela divisão entre vagina e ânus. Não são verrugas, são algumas elevações e alguns carocinhos moles não doem, às vezes, coçam e estou impossibilitada de fazer um preventivo, pois estou menstruada. O que pode ser? Sabrina

A maior parte das lesões é diagnosticada pelo exame físico, como ver as lesões. Como essa descrição pode não ser nada, melhor dizendo, rugosidade normal do períneo ou desde molusco contagioso, que tem remissão espontânea e faz lesões bolhosas como catapora, até condiloma acuminado (HPV), que geralmente faz imagem em espelho apresentando ardência ou coceira local.

Certa ocasião, atendi uma paciente aos prantos por lesão desconhecida em “introito vaginal” na forma de vários pedaços irregulares, horríveis, sem sintomatologia e que a incomodava; mas que, no banho, chamou sua atenção ao toque. Depois, ao ver com espelhinho aquela deformação, colocou-se aos prantos e veio imediatamente ao consultório para marcar logo a cirurgia.

Quando a examinei e não vi nada, e sabendo que tinha vida sexual ativa, tive que rasgar uma folha de papel com a ponta de uma caneta a fim de demonstrar que aqueles pedaços horríveis eram as carúnculas himenais (restos do hímen roto).

Portanto, qualquer coisa nova que não tenha sintomatologia (que não incomode), deve ser vista e esclarecida pelo médico, mas com essa descrição certamente não deverá ser nada grave. Após o termino da menstruação, você deve procurar seu ginecologista.

E você, também quer enviar a sua dúvida? Mande para Dra. Gineca. Comente! 

Leia mais sobre: problemas ginecológicos





Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG



Contador de notícias