Veja os destaques da Virada Esportiva 2012 de São Paulo

Evento terá 3 mil atividades em 1050 pontos da capital paulista. Programação começa às 8 da manhã do sábado (30) e vai até às 18 horas do domingo (1)

Bruno Capelas , iG São Paulo |

Todos os 3 mil eventos da Virada Esportiva são gratuitos. Foto: DivulgaçãoO Red Bull X-Fighters Jams desafia o fogo a toda velocidade no sábado, às 21 horas, no Viaduto do Chá. Foto: DivulgaçãoShows de paraquedistas são uma das atrações do Air Show Festival, que em 2012 acontece em Itaquera. Foto: DivulgaçãoJá imaginou andar de tirolesa pelo centro da cidade? É o que rolará na Arena Radical. Foto: DivulgaçãoOutra atração bacana da Virada Esportiva é uma pista de skate parque, que estará no centro da cidade. Foto: DivulgaçãoUma das atividades mais interessantes na Represa de Guarapiranga é o wakeboard. Foto: DivulgaçãoNo Red Bull Mini Drome, será possível experimentar uma bicicleta de roda fixa. Foto: DivulgaçãoA falta de neve no Brasil não vai importar para o Snowboard Experience, no CEU Água Azul, na zona leste. Foto: DivulgaçãoPara os amantes do skate, o Parque da Independência é uma boa pedida. Foto: DivulgaçãoAs bicicletas voarão pelo centro de São Paulo na Virada Esportiva. Foto: Divulgação

A cidade de São Paulo recebe neste sábado (30) e domingo (1) a 6ª edição da Virada Esportiva, que este ano conta com cerca de 3 mil atividades de 200 modalidades diferentes, espalhadas por 1050 pontos em toda a cidade. “Nos nossos cálculos, serão dois eventos a cada quilômetro quadrado”, conta Thiago Lobo, coordenador geral da Virada, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes da capital paulista.

Divulgação
No Vale do Anhangabaú, a Arena Radical prevê atividades como tirolesa, rapel e bungee jump

Em sua primeira edição, em 2008, a Virada Esportiva teve público de 1 milhão de pessoas, que cresce a cada ano. “Não temos uma expectativa de público, mas estamos preparados para atender 3,5 milhões de pessoas, que corresponde a um terço da cidade de São Paulo”, explica o coordenador.

Curta o iG Jovem no Facebook

Thiago ressalta que a Virada Esportiva, apesar do nome parecido com a Virada Cultural, tem algumas características diferentes. “A Virada Cultural quer juntar o povo no centro da cidade para ver os shows. Na Virada Esportiva, espalhamos eventos pela cidade, de maneira descentralizada, e queremos que as pessoas participem das atividades, e não fiquem só assistindo”, comenta Lobo.

+ RADICAIS: Wakeboard faz campanha para virar esporte olímpico em 2020
Surfe "a remo" vira febre e ganha adeptos famosos. Conheça!

Veja a seguir alguns eventos que você não pode perder. A programação completa, com locais e horários, está disponível no site oficial do evento

Arena Radical: Localizada no Vale do Anhangabaú, a Arena Radical vai transformar o centro da cidade em um grande parque de diversões, entre as 8 da manhã do sábado e as 16 horas do domingo. Atrações clássicas de acampamento como tirolesa, rapel, bungee jump e mega parede de alpinismo, e outras nem tanto, como um pebolim humano (sim, do jeito que você está pensando), slack line e surfe mecânico, estão previstas para acontecerem. Atenção, fãs de MMA: uma arena de luta será montada no local, debaixo do Viaduto do Chá.

Divulgação
Virada Esportiva agita a capital paulista nesse fim de semana

Câmara Esportiva: De segunda a sexta-feira, ela é ocupada pelos vereadores, mas na Virada Esportiva a Câmara Municipal de São Paulo será palco de uma mistura bem interessante de atividades esportivas. A partir das 3 horas da manhã, modalidades como rapel, skate, basquete e até mesmo tai chi chuan terão lugar no prédio localizado no Viaduto Jacareí, 100, na República.

Guarapiranga Radical: A água dos rios Tietê e Pinheiros é bastante poluída e inutilizável para os esportes aquáticos, mas o paulistano não precisa ir até o litoral para praticá-los. Nesse final de semana, na Represa de Guarapiranga, rolam atividades como wakeboard, stand up paddle, canoa havaiana, rafting e até passeios de barco a vela. Para quem se interessar, tudo acontece na Av. Robert Kennedy, 3540, na zona sul de São Paulo.

Divulgação
Em 2012, o snowboard deixa o Museu do ipiranga e vai para a Cidade Tiradentes, na zona leste

Snowboard Experience: Além de lutar contra a falta de mar na capital paulista, a Virada Esportiva passa por cima do clima brasileiro e traz ao CEU Água Azul uma pista de snowboard, que será utilizada para aulas do esporte. Além disso, a programação na Cidade Tiradentes conta também com um simulador do esporte das pranchas na neve, e uma área vip com o jogo Wii Fit Snowboard, da Nintendo. O CEU Água Azul fica na Av. dos Metalúrgicos, 1262, na Cidade Tiradentes.

Siga o iG Jovem no Twitter

Memorial da América Latina: Na zona oeste de São Paulo, o Memorial da América Latina recebe diversas atividades radicais como patins, skate, paintball, patinação no gelo e hóquei in line. O Memorial será palco para a Balada Esportiva, que começa às 17 horas do sábado e durará 24 horas, com DJs que animarão os presentes. Outra atração interessante do local é a Virada Esportiva In Line, às 21h30 horas do sábado, que consiste em um passeio de patins de 8km, indo do Memorial até o Estádio do Pacaembu e retornando ao local de origem.

Red Bull Minidrome: Outra atração presente no Memorial da América Latina é o Red Bull Minidrome, espécie de velódromo para um tipo diferente de bicicletas, as de “roda fixa”. Nesse modelo, sempre que a roda da bike gira, o pedal gira junto, de maneira que o ciclista não pode parar de pedalar, a menos que use a força das pernas para isso. Haverá um campeonato da modalidade, cuja final acontece às 11 horas do domingo, e uma clínica de “roda fixa”, para quem quiser aprender, logo após à final.

LEIA TAMBÉM: Guia de férias: 50 dicas para se divertir em julho
11 atletas defendem a bandeira brasileira nos X Games 2012

Air Show Festival: Quem for ao Parque do Carmo, em Itaquera, das 9 às 17 horas do domingo poderá se divertir com vários esportes aéreos, como simuladores de asa delta, balões de ar quente, bungee jump e shows de paraquedistas, que farão acrobacias de tirar o fôlego. O Parque do Carmo fica na zona leste da capital, na rua Afonso Sampaio e Souza, 591.

Divulgação
Aulas de stand up paddle, o "surfe a remo", estão previstas na Represa de Guarapiranga

Skate no Museu: O lugar onde Dom Pedro I um dia gritou “Independência ou Morte” será invadido pelos shapes e pelas rodinhas nesse final de semana. No Parque da Independência, acontecerão campeonatos de skate e de longboard, uma variação do esporte com uma prancha maior, além de clínicas das duas modalidades, aproveitando a ladeira do parque, que fica na Av. Nazareth, sem número, no Ipiranga.

Arena Duas Rodas: Montada em dois locais diferentes, a Arena Duas Rodas unirá os amantes das motos e das bicicletas. No sábado, a partir das 21 horas, o Vale do Anhangabaú se torna palco de um show de moto e demonstrações de motocross e bike dirt, na Red Bull X-Fighters Jams. No domingo, das 9 às 16 horas, acontece o primeiro Downhill Urbano, que sai da Praça do Ciclista, localizada no canteiro central da Av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação.

CONTINUE LENDO: Kitesurfe vira esporte olímpico; conheça a modalidade
As 5 manobras + inacreditáveis do skate

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG