Esquenta: antes da festa, relembre os melhores momentos do VMB

Veja alguns momentos hilários da história da premiação, que vai ter sua 18ª edição exibida hoje à noite com formato diferente

iG São Paulo |

Em 2004, Caetano Veloso reclamou por causa da microfonia que atrapalhou o seu show com David Byrne. Foto: DivulgaçãoSonia Braga e Junior Lima trocaram um selinho durante a premiação de 2003. Foto: DivulgaçãoOutro beijo que chamou a atenção foi o que Marcos Mion e Cazé trocaram na festa de 2008. Foto: DivulgaçãoAna Bernardino, do Bonde do Rolê, invadiu o palco quando o NX Zero estava recebendo o prêmio de Artista do Ano. Foto: DivulgaçãoA Gaiola das Cabeçudas, banda fictícia de Marcelo Adnet, chamou Valeska Popozuda para cantar em 2010. Foto: DivulgaçãoAinda em 2010, Restart foi vaiado ao receber prêmio no VMB. A banda levou os cinco prêmios para os quais foi indicada.. Foto: DivulgaçãoNo VMB 2008, Bloc Party fez show com playback. A galera não perdoou e vaiou o grupo inglês.. Foto: DivulgaçãoEm 2005, Pitty, Champignon, Japinha e Edgard Scandurra formaram a primeira Banda dos Sonhos. Foto: Divulgação

Em sua 18ª edição, o VMB já tem bastante história para contar. A premiação, que acontece desde 1995, já teve piti de artistas (ou você não lembra do Caetano gritando: "Bota essa p**** para funcionar!"), beijo gay e, claro, vários momentos constrangedores. Antes da festa de hoje à noite, que vai ser exibida pela MTV ao vivo a partir das 21h, relembre os momentos mais marcantes do Video Music Brasil:

LEIA MAIS: Reality shows musicais vão ter novos jurados! Saiba quem eles são!
Adele canta música tema de novo filme de James Bond 

Divulgação
Até então líder da Banda Eva, Ivete Sangalo levou o prêmio de melhor clipe de axé em 1999

Você sabia que a Ivete Sangalo já ganhou um VMB?
Isto Mesmo. Nas edições de 1999 e 2000, a MTV premiou os melhores clipes de Axé e Pagode. Isto porque, naqueles anos, os dois gêneros eram febre. A cantora baiana subiu ao palco do VMB para receber a estatueta por "Carro Velho". As categorias foram extintas, porque, segundo o diretor Alessandro Melo, elas não "combinavam com a marca MTV". 

O piti de Caetano Veloso
Em 2004, Caetano Veloso subiu ao palco da premiação para tocar uma música com David Byrne, fundador do Talking Heads. A microfonia, no entanto, não deixou que o show fosse muito adiante. Ao vivo na TV, o músico brasileiro não deixou barato: "Ei, MTV, bota essa p***** para funcionar". O momento foi tão marcante que até se tornou um slogan da emissora.

Gaiola das Cabeçudas
Quem disse que funk não tem letra? O Marcelo Adnet mudou isso quando criou a Gaiola das Cabeçudas. Citando teóricos como Immanuel Kant e Johann Wolfgang von Goethe, o grupo chamou, no VMB de 2010, a Valeska Popozuda para cantar um funk cheio de conteúdo. 

+ VMB: Qual é o clipe do ano do VMB 2012?
Indicado a Hit do Ano, Strike lança novo disco em outubro 

O playback de Bloc Party
Em 2008, o grupo britânico Bloc Party veio ao Brasil só para se apresentar no VMB. Mas, no dia da premiação, a banda passou por maus bocados: a mulher de um dos integrantes foi parada na imigração, eles pegaram trânsito para sair do aeroporto e, fugindo do engarrafamento, acabaram batendo o carro. Todos estes acontecimentos parecem ter feito o grupo decidir pelo playback em vez de uma apresentação ao vivo, mas isto também não deu muito certo. O público percebeu e acabou vaiando o quarteto. "Quem sabe faz ao vivo!", disse o apresentador Marcos Mion. 

O Junior Lima se dá bem
 Aos 19 anos, Junior Lima se deu bem no VMB de 2003: ganhou um beijo de Sonia Braga. De vestido provocante, a atriz subiu ao palco ao lado do irmão da Sandy para apresentar o prêmio de melhor clipe internacional. Os ganhadores, a banda Linkin Park, não estavam na festa para receber a estatueta, mas isto não impediu que Sonia Braga agarrasse o Junior e causasse furor.

Restart sendo vaiado
"Eu vim para ver Vivaldi e vi o Restart ganhar tudo". Esta frase de Valeska Popozuda resume bem a edição de 2010 do VMB, em que a banda de happy rock foi indicada em cinco categorias e foi premiada em todas. O público que estava no evento não ficou nada feliz e foi imperdoável: vaiou o grupo colorido. A cena entrou para a história do VMB. 

1ª Banda dos Sonhos
A MTV inaugurou, em 2005, uma das categorias mais interessantes da premiação, a Banda dos Sonhos. Os internautas escolhiam os integrantes do grupo que, na opinião deles, seria perfeito. Os músicos teriam, então, pouco tempo para escolher uma canção para tocar no improviso durante a premiação. A primeira Banda dos Sonhos foi composta pelos principais integrantes dos grupos que estavam em alta na época: Pitty nos vocais, Champignon, do Charlie Brown Jr., no baixo, Edgard Scandurra, ex-Ira! na guitarra e Japinha, do CPM 22, na bateria. O quarteto improvisado tocou "I Wanna Be Sedated", dos Ramones. 

+ MÚSICA: Cone Crew Diretoria faz sucesso com o hit “Chama os Mulekes”
Vivendo do Ócio comemora seis anos de rock com duas indicações ao VMB

Beijo gay
Em 2008, o primeiro beijo gay da TV brasileira era uma pauta em alta e a MTV decidiu fazer disso uma atração do VMB. Marcos Mion vestido de caubói e Cazé Peçanha com uma fantasia de astronauta trocaram um beijo cinematográfico no palco da premiação. 

"Espera aí, tia"
 
O NX Zero foi o grande vencedor da edição de 2008 do VMB. A banda levou os prêmios de Hit do Ano, Música do Ano e Artista do Ano. Quando o NX Zero foi receber esta última estatueta, a vocalista do Bonde do Rolê, Ana Bernardino, invadiu o palco reclamando que aquele prêmio deveria ser de seu grupo. Lembrou de um outro momento marcante da MTV? Saiba que a invasão aconteceu um ano antes de Kanye West interromper Taylor Swift no VMA. Mas, na versão brasileira, Di Ferrero conseguiu se desvencilhar da invasora dizendo "Espera aí, tia" e chegou a empurrá-la para o público. No fim, eles cederam o microfone para Ana fazer a suas reivindicações e até puxou palmas para ela. 

Supla, ops, Mion recebe o prêmio de Pior Clipe
Em 2001, o VMB tinha a categoria de Pior Clipe do Ano. O Supla, a principal vítima das brincadeiras de Marcos Mion no programa "Piores Clipes do Mundo", foi quem apresentou os indicados, mas recebeu uma surpresa. Sem saber que tinha sido nomeado, o músico leu o seu próprio nome no envelope de vencedor e quem foi receber o troféu foi Mion vestido de Supla. 

CONTINUE LENDO: Prestes a gravar novo disco, Vanguart é líder de indicações ao VMB
Brasileiro vai a Alcatraz competir em campeonato mundial de basquete street

Leia tudo sobre: VMBMTVmelhores momentos

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG