Tailandeses usam gesto de "Jogos Vorazes" em protestos contra o governo

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Depois do golpe militar anunciado no fim de maio, cidadãos da Tailândia saíram às ruas para protestar utilizando o símbolo de resistência feito por Jennifer Lawrence nos filmes da saga teen. A estratégia deu tão certo que o sinal com três dedos da mão direita levantados foi banido pelo governo

Jogos Vorazes

Tomada por crises políticas há mais de sete anos, a Tailândia passa atualmente por seu 12º golpe de Estado na história, anunciado no fim de maio. Desde então, opositores ao regime estão se organizando pelo Twitter e Facebook, marcando protestos para disseminar a resistência. E curiosamente, um gesto feito pela personagem de Jennifer Lawrence em "Jogos Vorazes" virou o símbolo da luta contra a opressão do regime militar.

LEIA MAIS - “Em Chamas” estreia maior e mais completo do que primeiro
"É uma cena de amamentação, não tem conteúdo sexual", diz ator brasileiro de GoT

Manifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: Getty ImagesManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: ReproduçãoManifestantes usam símbolo de "Jogos Vorazes" como resistência a governo militar na Tailândia. Foto: Getty Images

Na obra da autora Suzanne Collins, que virou uma franquia milionária nos cinemas, o sinal feito com os três dedos levantados é um código dos grupos de resistência contra a Capital controlada pelo presidente Snow. "Querido 'Jogos Vorazes', tomamos seu sinal para nós. Nossas lutas não são fictícias. Obrigado", escreveu um protestante no Twitter.

Reprodução/Twitter
No Twitter, os manifestantes disseminam o sinal com os três dedos para o alto

Assim como em "Jogos Vorazes", o governo tailandês já proibiu o uso do sinal. "Sabemos que vem do filme e representa resistência contra as autoridades", disse um porta-voz da junta militar à AP. "Se uma pessoa levantar três dedos para o alto, não iremos prendê-la. Mas se for uma reunião de cinco ou mais, então teremos que fazer algo."

Siga o perfil do iG Jovem no Twitter

Segundo o site da revista "Time", dezenas de pessoas foram presas por fazer o gesto com os três dedos. O jornal "Bangkok Post" registrou o momento em que uma mulher foi forçada a entrar em um táxi por supostamente estar reproduzindo o sinal com as mãos.

Os tailandeses estão nas ruas desde que o país sofreu um golpe militar, no dia 22 de maio. O novo governo impôs uma restrição de mídia, fechando estações de rádio, emissoras de TV e interferindo em transmissões via satélite.

Na história de Suzanne Collins, o gesto significa gratidão, admiração e despedida de alguém querido. Para os protestantes, os três dedos têm sentidos diferentes. De acordo com o site do jornal "USA Today", alguns manifestantes os usam como liberdade, igualdade e fraternidade, e outros encaram como liberdade, eleições e democracia.

LEIA TAMBÉM - 17 países por onde "Os Simpsons" já passaram
Os ingleses estão chegando! As 16 melhores/piores traduções para a Copa

Leia tudo sobre: jogos vorazestailândiafilmeslivros

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas