10 diferenças entre “Divergente” e “Jogos Vorazes”

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tris x Katniss. Chicago x Panem. Shailene x J-Law. As franquias teen têm pontos em comum, mas na verdade são bem diferentes. O iG Jovem tira, de vez, as dúvidas de quem confundes as distopias adolescentes

Divulgação
Tris (Shailene Woodley) é protagonista de "Divergente". Katniss (Jennifer Lawrence), de "Jogos Vorazes"

Para aqueles que nunca leram “Divergente” ou “Jogos Vorazes”, as obras parecem ser praticamente iguais: as protagonistas são garotas adolescentes fortes que precisam lidar com a alta vigilância e os desafios do mundo distópico em que vivem. No entanto, apesar de terem um mote parecido, as franquias teen têm suas diferenças. Com o lançamento, neste mês, de “Convergente”, livro que dá o desfecho da série criada por Veronica Roth, o iG Jovem decide tirar todas as dúvidas daqueles que ainda confundem a história de Tris com a de Katniss.

LEIA MAIS: Shailene Woodley: J-Law me convenceu a aceitar "Divergente"
Jennifer Lawrence vai se afastar de Hollywood por um ano, diz produtor

Reprodução
"Convergente", que chegou às livrarias neste mês, é desfecho da série "Divergente"

Tris x Katniss
Tris sempre se sentiu um pouco diferente dos demais, já que era muito mais impetuosa, esquentada e tinha facilidade em mentir para as pessoas. Já Katniss é desconfiada e caladona, por isso anda pelo Distrito 12 com cara de poucos amigos. Ela se sente melhor na solidão da natureza do que entre as pessoas.

Siga o Twitter do iG Jovem

Quatro x Peeta
Alto e atlético, Quatro foi o treinador de Tris no processo de iniciação da Audácia. Cheio de segredos e meio fechadão, o rapaz de 18 anos é um mistério para ela. Filho de um padeiro, Peeta, por sua vez, não faz o tipo comum de galã. Ele é claramente apaixonado por Katniss e faz de tudo pela garota. A heroína corresponde o sentimento o protegendo dentro da arena dos Jogos Vorazes.

E MAIS: Os livros + legais lançados em fevereiro

Facções x Distritos
Na história de Veronica Roth o mundo foi dividido, de acordo com as virtudes que eles consideravam mais importantes, em cinco facções -- Abnegação, Amizade, Franqueza, Erudição e Audácia -- depois de uma grande guerra. Os Distritos de Suzanne Collins foram criados para possibilitarem um maior controle dos habitantes de Panem e para que, isolados um dos outros, eles exercessem apenas seu afazeres, não tendo como discutirem a situação em que vivem.

Tris passa por um intenso treinamento para integrar a Audácia. Katniss precisa sobreviver aos Jogos Vorazes. Foto: DivulgaçãoQuatro é calado e enigmático, Peeta é bastante transparente e deixa claro que gosta de Katniss. Foto: DivulgaçãoJeanine Matthews quer controlar o mundo de "Divergente", o Presidente Snow quer manter o poder de Panem. Foto: DivulgaçãoEm "Divergente", o mundo é dividido em facções. Em "Jogos Vorazes", em distritos. Foto: DivulgaçãoTris vive em uma versão distópica da cidade de Chicago. Katniss, em Panem, um país fictício. Foto: DivulgaçãoTris é muito ligada ao irmão mais velho, Caleb. Já Katniss sempre cuidou da irmã mais nova, Prim. Foto: DivulgaçãoTris sempre se sentiu deslocada na Abnegação, Katniss não consegue conviver com pessoas. Foto: DivulgaçãoEm "Divergente", os adolescentes passam por um teste de aptidão. Em "Jogos Vorazes", por uma "colheita". Foto: Divulgação"Divergente" é o primeiro livro de Veronica Roth. Suzanne Collins já foi roteirista e tem uma outra série de livros. Foto: DivulgaçãoShailene Woodley já foi indicada ao Globo de Ouro. Jennifer Lawrence ganhou o Oscar de melhor atriz. Foto: Divulgação

Chicago x Panem
“Divergente” se passa em uma versão distópica da cidade de Chicago, onde, em meio às ruínas, as cinco facções convivem em harmonia, cada um desempenhando um papel na manutenção da sociedade, tomando as decisões através de um conselho. “Jogos Vorazes”, no entanto, tem como locação um país fictício, Panem. Dividido em 12 distritos, este lugar vive sob o poder do regime totalitário da Capital. Ao contrário dos moradores dos distritos, onde há fome e privações, os habitantes da Capital têm um estilo de vida baseado no prazer e no desperdício.

E MAIS: Shailene Woodley e Theo James lançam "Divergente", em Atlanta

Divulgação
No longa que estreia em abril, Kate Winslet vive a vilã Jeanine Matthews

Jeanine Matthews x Presidente Snow
Enquanto Jeanine é uma mulher elegante e excepcionalmente inteligente, o Presidente Snow é um senhor de idade com um hálito que cheira a sangue. A líder da Erudição escreve artigos contra a Abnegação com a pretensão de assumir o controle das cinco facções. Snow, por sua vez, quer apenas manter o poder em suas mãos promovendo, todos os anos, os Jogos Vorazes.

Teste de aptidão x A Colheita
Em ambas as sagas, as protagonistas passam por “ritos de passagem”. Em “Divergente”, os jovens de 16 anos passam por um teste: em uma simulação, situações de perigo mostram as aptidões para cada facção. Já em “Jogos Vorazes”, meninas e meninos de 12 aos 18 anos participam de um sorteio, A Colheita, onde são sorteados aleatoriamente os nomes dos dois tributos que representarão seus distritos nos Jogos Vorazes.

Caleb x Prim
Tanto Tris como Katniss têm uma ligação muito forte com seus irmãos. A protagonista de “Divergente” tem quase a mesma idade do irmão mais velho Caleb. Os dois passam pelo teste de aptidão juntos, onde seus caminhos acabam sendo separados. Em “Jogos Vorazes”, Katniss sempre cuidou de sua irmã mais nova, Prim. Tanto que, quando ela é sorteada na Colheita, ela se voluntaria vai para a arena da morte em seu lugar.

Treinamento x Jogos Vorazes
A grande diferença entre as histórias de Roth e Collins são as situações de risco em que as protagonistas são colocadas. Ao passar pelo teste de aptidão, Tris escolhe ir para a facção da Audácia. Para se tornar um membro, ela passa por um rigoroso e competitivo processo de iniciação que inclui aulas de lutas e de tiro. Muito diferente do que Katniss encontra na arena da morte: ali ela precisa usar habilidades que aprendeu durante a vida para sobreviver a uma competição em que outros jovens como ela precisam matar uns aos outros.

Divulgação
Shailene Woodley interpreta Tris no cinema, enquanto Jennifer Lawrence é Katniss

Veronica Roth x Suzanne Collins
Enquanto Veronica Roth, de “Divergente”, é ainda uma “novata”, Suzanne Collins, autora de “Jogos Vorazes”, é veterana no mundo da literatura de jovens adultos. Roth era uma universitária do último ano quando escreveu a trajetória de Tris, que chegou às lojas em 2011, durante as férias de inverno. Até então, ela tinha escrito alguns contos, mas nunca havia publicado nada. Em 2008, quando “Jogos Vorazes” foi lançado, Collins já tinha escrito uma coleção inteira, “As Crônicas do Subterrâneo”, composta por cinco livros, e trabalhava como roteirista do canal Nickelodeon.

Shailene Woodley x Jennifer Lawrence
Apesar de Jennifer Lawrence, a intérprete de Katniss, ser um ano mais velha do que Shailene Woodley, que interpretará Tris no cinema, a segunda atriz começou a trabalhar um pouco antes. Em 1999, Woodley estreou fazendo uma ponta no filme para TV “Replacing Dad”. Sua carreira sempre foi voltada para o drama, tanto que recebeu uma nomeação ao Globo de Ouro por “Os Descendentes”. Ela ficou mais conhecida nos EUA com a série “A Vida Secreta de uma Adolescente Americana”. Além de “Divergente”, Shailene protagoniza, neste ano, o longa “A Culpa é das Estrelas”. J-Law, por sua vez, estreou em uma participação humorística no seriado “Monk”, em 2006. Depois disso fez séries de comédia, como a “The Big Engvall Show”, que foi ao ar de 2007 a 2009. Mas foi no drama que ela se destacou: em 2011, a artista foi indicada ao Oscar por “Inverno da Alma”. Em 2013, levou a estatueta de melhor atriz por “O Lado Bom da Vida”.

CONTINUE LENDO: Aos 40 anos, Playmobil segue encantando crianças e adultos
Relembrando o passado: artistas "posam" com suas versões mais jovens

Leia tudo sobre: jogos vorazesdivergentelivroscinema

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas