Dublador de “Os Cavaleiros do Zodíaco”: “É um desafio voltar a fazer o Seiya”

Por Natália Eiras , iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Hermes Baroli, 38, retorna a emprestar a voz a Seiya de Pégasos em “A Lenda do Santuário”, animação em 2D que chega aos cinemas em homenagem aos 40 anos de carreira do criador Masami Kurumada

Divulgação
Hermes Baroli começou a dublar o Seiya aos 18 anos

“Os Cavaleiros do Zodíaco” estreou no Brasil em 1994, na TV Manchete. A animação inaugurou uma febre por desenhos japoneses que contagiou crianças e adolescentes da época. Bonequinhos com armaduras douradas e prateadas, mochilas e camisetas foram vendidas aos montes, enquanto meninos e meninas repetiam o bordão: “Meteoro de Pégasos”, golpe do protagonista Seiya. Depois de duas décadas desde a estreia, um capítulo repaginado da saga chega aos cinemas brasileiros. Em homenagem aos 40 anos de carreira do criador Masami Kurumada, “A Lenda do Santuário” tem aventura repaginada em 2D e com os dubladores originais.

LEIA MAIS: Divulgadas imagens de morte de personagem de "Os Simpsons"
Morte, mesmice e purgatório: os fins de séries de TV mais polêmicos

Hermes Baroli tinha apenas 18 anos quando a sua voz se tornou conhecida entre os jovens dos anos 1990. Atualmente aos 38, ele volta a dublar o protagonista e assina a direção de dublagem. “É um desafio voltar a fazer o Seiya”, diz o artista em entrevista ao iG. “E ao mesmo tempo muito gostoso, porque estou 20 anos mais experiente”.

De acordo com Hermes, a parte mais desafiante -- porque difícil, segundo ele, é “quando desistimos de algo” -- foi recuperar o tipo de voz que ele tinha quando tinha acabado de sair da adolescência. “É um timbre diferente, uma outra energia. Precisei trabalhar durante três meses com uma fonoaudióloga para conseguir o tom que eu queria”, explica.

Imagens do filme "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário". Foto: DivulgaçãoImagens do filme "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário". Foto: DivulgaçãoImagens do filme "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário". Foto: DivulgaçãoImagens do filme "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário". Foto: DivulgaçãoImagens do filme "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário". Foto: Divulgação

O público em geral não sabe quem é o Hermes e ele se orgulha disso. “Porque se a sua voz fica reconhecível, é porque a dublagem ficou ruim”, explica. Mas, entre os fãs de cultura japonesa, ele é uma celebridade. “Viajei o Brasil todo por causa do ‘Cavaleiros’, tiro uma graninha extra fazendo eventos”, ri. Segundo ele, a animação foi um marco para a história da dublagem. “Foi a partir daí que as pessoas começaram a querer conhecer o dono da voz de seu personagens favoritos”, explica. E estes encontros com admiradores só o faz melhorar como dublador. “Eu os ouço muito, troco ideia. É muito importante para mim”, fala.

E MAIS: One Direction anuncia novo álbum para novembro

Filho de dubladores, Baroli começou a carreira de forma natural. “Via o meu pai trabalhando sempre. Saía do futebol e ficava no estúdio com ele”, narra. O primeiro teste veio no susto. “Quando eu tinha 10 anos, um diretor pediu para eu fazer um teste e daí não parei mais”.

Com ele pode ter sido no improviso, mas, segundo o artista, para emprestar a voz a personagens é preciso estudo. “Não existe a profissão de dublador, mas a de ator. Tem que estudar teatro, tirar o registro profissional”, diz, categórico.

Formado pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, Hermes já dublou Edward Norton em “Clube da Luta” e Matt Damon em “O Resgate do Soldado Ryan”. Sócio da Dubrasil Central de Dublagens, ele agora procura um novo desafio: o cinema. “Estou em ‘Heliópolis’, a minha primeira grande oportunidade. Estudei um ano de violino para fazer o papel”, afirma com os olhos brilhando, comentando o filme de Sérgio Machado.

CONTINUE LENDO: E se as séries gringas ganhassem versões brasileiras?
Curso online vai ensinar fãs de "Game of Thrones" a falar Dothraki


Leia tudo sobre: os cavaleiros do zodíacoanimeTV

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas