“O Brasil é um mercado muito importante para nós”, diz criador do 9GAG

Durante o Festival youPIX, Ray Chan, criador do site de humor 9GAG, conversa com o iG sobre o interesse pelos brasileiros e o segredo do sucesso

Nathalia Ilovatte , iG São Paulo | - Atualizada às

Nathalia Ilovatte
"Pessoas felizes compram mais", disse Ray ao público do youPIX

Quando você entra no Facebook , imagens com trocadilhos, desenhos e montagens engraçadinhas invadem a sua timeline? Pois saiba que o pai dessa moda se chama 9GAG , um site de compartilhamento de piadas em imagens criado em Hong Kong só para divertir um grupo de amigos.

O fundador, Ray Chan , um jovem formado em direito que nunca exerceu a profissão, visitou o Festival youPIX essa quarta-feira (4) para conversar com os brasileiros e explicar por que humor é coisa séria. “Pessoas felizes compram mais. Se você pode fazê-las rir, pode fazê-las comprar”, disse durante a apresentação no auditório do evento.

Reprodução / 9GAG
Ray Chan é um dos criadores do 9GAG, site que agrega piadinhas de internet

Apesar de hoje enxergar o humor dessa maneira, Ray afirma ter criado o 9GAG despretensiosamente, em 2008. “Nós nunca pensamos que poderia ser um grande website e que poderia ter seguidores no Brasil. Criamos porque dava muito trabalho compartilhar as coisas pelo MSN”, contou.

Siga o iG Jovem no Twitter

O chinês, inclusive, queria ter criado algo mais útil. “Nós achamos que era inútil”, revelou, “mas de alguma maneira isso funciona”.

De fato. Foi a partir do 9GAG que personagens como o “troll face” viraram memes, se espalharam pelas redes sociais e foram traduzidos para o português. “As pessoas compartilham o que as faz parecer interessantes e cool”, disse.

LEIA MAIS: Festival youPIX diverte, mas visitantes reclamam da falta de estrutura

Segundo ele, o segredo dos dois bilhões de pageviews por mês - que ele não considera um sucesso - está na simplicidade. “Algumas pessoas criam sites só para ganhar dinheiro, e o ponto delas é fazer algo que agrade ao anunciante. O nosso ponto é sempre fazer nosso usuário feliz“, explicou.

Ray defende que felicidade é muito importante - para o 9GAG e para os visitantes. “Acho que as pessoas gostam tanto do 9GAG porque elas ficam entediadas na escola e no trabalho. E para acessá-lo é só usar o celular”, afirma.

LEIA TAMBÉM: No estúdio com Jefferson e Suellen,os irmãos do webhit "Para Nossa Alegria"

Nathalia Ilovatte
"Faça sorvete na internet e você pode ser o próximo Mark Zuckerberg", aconselhou

O autor do site afirmou que o Brasil é um dos cinco principais países para o 9GAG, tanto no ranking de acessos quanto de criação de conteúdo. Por isso, fez algumas perguntas ao público do Festival youPIX, como quantas pessoas ali desejavam criar a própria empresa.

O interesse pode resultar em investimentos no país mas, por enquanto, não há nenhum plano concreto. “Nós ainda não entendemos o mercado brasileiro. É por isso que primeiro vamos aprender mais, para depois fazer qualquer contratação ou abrir um escritório aqui”, afirmou.

Por enquanto, nem a equipe de Hong Kong tem um escritório oficial. “Nós trabalhamos da minha casa. É muito pequena e nós temos umas sete pessoas andando lá dentro”, descreveu, “o 9GAG é o nosso emprego e toma todo o nosso dia, então vamos ter um escritório”.

Os lucros do site vêm de anunciantes, mas Ray diz que isso não é uma prioridade no momento. Primeiro, é preciso estruturar melhor o 9GAG. “Achamos que banners são muito chatos, mas não pensamos nisso agora. Estamos focados no futuro do site”.

VEJA MAIS: 10 perguntas para Rodrigo Xuxa

Àqueles que sonham em criar algo que faça tanto sucesso quanto o 9GAG na internet, Ray deu um conselho: “sorvete não é útil nem saudável, mas as pessoas amam. Então, tente antes de dizer que a sua é uma má ideia. Faça sorvete na internet e você pode ser o próximo Mark Zuckerberg”.

Leia tudo sobre: internetmemewebhityoupix9gag

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG