Festival youPIX diverte, mas visitantes reclamam da falta de estrutura

Em três dias de debates e entrevistas, evento promove cultura digital, mas gera queixas pelo barulho e falta de opções de alimentação

Nathalia Ilovatte , iG Sâo Paulo | - Atualizada às

Nathalia Ilovatte
"O online é tão real quanto o offline", diz Bia Granja, idealizadora do YouPIX

Sites de humor, redes sociais, vídeos engraçados e tudo aquilo que distrai e diverte na internet se reúne fisicamente no festival youPIX, evento de cultura digital que promove o encontro celebridades da web - acidentais ou não - em entrevistas e debates. São 200 palestrantes e 130 atividades em um evento de três dias que termina na noite desta quinta-feira (5), no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Veja a diferença entre os nerds antes e depois da internet
Nerds saem do grupo dos excluídos e viram padrão de comportamento 

Nathalia Ilovatte
Visitantes tietam Azaghal, do "Jovem Nerd"

Entre os escalados para os palcos do evento estão Mauricio Cid, autor do blog “Não Salvo”, Azaghal e Jovem Nerd, do “Jovem Nerd”, Blogueira Shame e Ray Chan, criador do humorístico “9Gag”. O tema das discussões vai de “como ganhar dinheiro na web” a “apocalipse zumbi: dicas de sobrevivência“.

Curta a página do iG Jovem no Facebook

“Durante muito tempo se falou que o online era o virtual e o offline o real. Mas o online é tão real quanto o offline, só precisava se materializar”, explica Bia Granja, idealizadora do evento e do site que o originou.

Pelo segundo andar do prédio da Bienal, jovens pedem autógrafos a webcelebridades, conversam com profissionais da área e encontram amigos virtuais.

O analista de mídias sociais Leonardo Maia, de 20 anos, viajou de Brasília a São Paulo para curtir o evento. “Vale a pena não só pelas atrações, mas por ficar próximo de todo mundo que eu já conhecia pela internet e encontrei aqui”, conta.

FÉRIAS: Veja 50 dicas de passeios, shows e outras opções para se divertir em julho
Mauricio de Sousa relança Pelezinho: “Devia ser o mascote da Copa” 

O visitante adorou a programação do evento, mas confessou não estar aproveitando como gostaria. “Vim ao evento porque conheci o espaço do youPIX dentro da Campus Party deste ano e gostei. Mas lá a gente conseguia ter foco, aqui não dá nem para conversar”, comentou, se queixando do barulho dos seis palcos distribuídos pelo segundo andar do prédio da Bienal.

Nathalia Ilovatte
Clima de descontração: participantes acompanham debates nos puffs do evento

A confusão de sons dos microfones dos os palcos foi a principal queixa dos visitantes. “Fiquei um pouco decepcionada, acho que criei muitas expectativas”, disse a psicóloga Diana Freitas, de 23 anos, que viajou de Brasília a São Paulo com Leonardo. Segundo ela, faltou estrutura. “A internet não está funcionando, o barulho atrapalha os eventos e aqui não há lugar para comer. No primeiro dia fui embora mais cedo porque estava com fome”, reclamou.

Brainpix
O blogueiro Maurício Cid, do "Não Salvo", e MC Mayara

Os restaurantes do parque ficam a cerca de dez minutos do prédio, mas não funcionam durante todo o evento. Lá dentro há apenas um espaço para degustação dos lanches de um dos patrocinadores, e com horários específicos.

Siga o iG Jovem no Twitter

A estudante de publicidade Priscia Ocano, de 19 anos, foi ao evento pela primeira vez e descobriu ao chegar lá que o foco é entretenimento e diversão. “Eu esperava que fosse agregar mais, mas acho que o intuito não é apresentar algo novo, só relembrar o que o público já conhece”, comentou, ponderando que mesmo assim o youPIX é um bom festival. “Estou achando legal!”, disse.

Mas, para o estudante de sistemas da informação Jonas Galindo, de 18 anos, mesmo com esses problemas o evento merece uma visita. Morador de Guarulhos (SP), Jonas se hospedou em um albergue próximo ao Parque do Ibirapuera para aproveitar os três dias de YouPIX. “O evento é bem descontraído, tem bastante coisa diferente acontecendo. Só é um pouco complicado porque tenho que fazer leitura labial nas palestras, mas vale a pena!”, afirmou.

LEIA: “Como eu me sinto quando” se torna o terceiro maior Tumblr do mundo
No estúdio com Jefferson e Suellen, os irmãos do webhit “Para Nossa Alegria”

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio Vinícius Guimarães, de 18 anos, entende que o evento cresceu muito rápido, e notou melhorias entre a edição atual e a última, realizada em 2011. “O YouPIX está bem maior do que antes e o espaço agora é maior. Estou achando o máximo e fiz até uma arte com post-its”, contou.

Para quem vai ao evento pela primeira vez no dia do encerramento, vale a dica de Diana Freitas: “tem que trazer comida de casa”.

Leia tudo sobre: cultura popcultura digitalinternetmemewebhit

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG