"Furo MTV" como você nunca viu

Os apresentadores Dani Calabresa e Bento Ribeiro são tão engraçados quanto na TV? O iG Jovem foi descobrir

Nathalia Ilovatte e Renan Silva, iG São Paulo | 12/07/2011 07:09

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: Renan Silva

No estúdio dos programas Acesso, Na Brasa, Big Áudio e Extrato, Dani e Bento gravam o Furo MTV

Quando a apresentadora Dani Calabresa entrou no estúdio onde é gravado o programa "Furo MTV", que ela comanda ao lado de Bento Ribeiro, o ar condicionado potente superava o frio que havia acometido a cidade de São Paulo naquele dia. Depois de um pedido imediato para aumentarem a temperatura, Dani soltou: “Isso é desligado ou é um jeito de dizer ‘a gente odeia vocês’?”. Depois dos risos da produção e do interesse de Bento em saber se o estúdio já estava menos gélido, Calabresa chamou o amigo com quem divide a bancada. “Agora sim está digno de receber Bento Ribeiro. Vem, querido!”.

Foto: Renan Silva Ampliar

Bento Ribeiro e Dani Calabresa nos bastidores da MTV

Eram cerca de três horas da tarde quando a gravação do programa começou e os apresentadores já tinham o texto decorado e as piadas estavam prontas. “A gente se encontra ao meio-dia e meia para ver as notícias que os roteiristas escolheram e para dar tempo de trocar, caso a gente não goste de alguma”, conta Dani. Quem seleciona as notícias é a equipe que cuida do roteiro, mas os apresentadores derrubam as que não gostam e pedem para que alguma outra informação seja encaixada no texto. “Mas quando a gente tá com muita preguiça pega o que tá lá pronto e a gente adora”, diz Calabresa.

Siga o iG Jovem no Twitter

Depois de definidas as notícias e as principais piadas sobre elas, em uma reunião que dura cerca de uma hora, os apresentadores se arrumam. “Eu ponho essa roupa”, diz Bento, apontando para o paletó. “Eu ainda faço cabelo e maquiagem, o Bento bagunça coisas, aí a gente faz a leitura e entra”, conta Dani.

Após todas essas etapas, e solucionada a questão do frio, os apresentadores sentam nos devidos lugares para que o diretor e os câmeras verifiquem o enquadramento e voltam a bater papo sobre a faxineira de Bento – ou a falta dela. Ao longo do papo, enquanto o âncora do jornal humorístico canta “Ridin’ Dirty”, as onze pessoas da equipe ajeitam os últimos detalhes, como o teleprompter com letras pequenas e sem sincronia que Dani carinhosamente apelidou de “TP da Vanusa”.

Foto: Renan Silva Ampliar

Dani Calabresa é microfonada antes de entrar no ar

Tudo pronto, a gravação começa. Depois de notícias sobre o antidopping de César Cielo e as licitações das obras para a Copa do Mundo de 2014, logo o diretor Gustavo Martins manda cortar. A gravação para, mas as piadas de Dani e Bento saem com espontaneidade e eles continuam a fazer comentários tirando sarro do noticiário.

A brincadeira com o exame de urina da produtora Thais Mara que foi ao ar no programa de 6 de julho, por exemplo, rendeu piadas de Dani e Bento que arrancaram os risos que a equipe estava contendo desde a gravação. “Você tá grávida!”, disse Bento depois de fingir beber o conteúdo do exame.

Nem tudo é piada

Embora pareça que Calabresa e Bento Ribeiro não têm freios e vêem graça em tudo, tanto na televisão quanto pelos corredores do prédio da MTV eles sabem o momento certo de fazer piada. “A gente não se preocupa com a patrulha da internet, mas temos os critérios e o nosso limite entre o que é engraçado e o que não dá para fazer piada”, explica Dani. “Com tragédia a gente nunca faz piada”.

Foto: Renan Silva

Embora pareça o contrário, nem tudo vira piada com Dani e Bento

Foto: Renan Silva Ampliar

Bento Ribeiro se diverte nos intervalor

Mas o senso de humor da dupla é natural, e às vezes eles parecem nem ter controle sobre as graças que vão soltando. Tanto é que, entre uma cena e outra do programa, Gustavo, o diretor, pergunta: “O que é que está acontecendo aí?”, e os apresentadores explicam a ideia que surgiu naquele momento e que pretendem colocar no ar. “Vou desenhar uma carinha na minipera e ela vai falar”, diz Dani sobre a pequena fruta que ganhou de presente e fez questão de levar para a bancada.

Curta o iG Jovem no Facebook

Quando as brincadeiras não partem de Dani e Bento, são idéias do diretor ou do roteirista Pedro Leite, que deitado no chão e com a cabeça apoiada em um casaco, assiste a gravação ora rindo, ora comentando baixinho com os produtores. “Estamos com uma equipe muito boa”, diz Dani. “A gente tem uma sintonia”, concorda Bento. “Eles já sabem o que vai rolar, o que vai dar pano pra manga”.

E, de fato, a gravação do programa flui tranquilamente entre muitas risadas, e em cerca de uma hora o material bruto do Furo MTV está pronto. Enquanto o programa é editado para ir ao ar às 21h, Dani e Bento deixam o estúdio um tanto apressados, mas conversando e, como sempre, fazendo comentários engraçados. Depois de um cigarro do Bento, estão prontos para mais risadas na gravação do Comédia MTV, que segundo eles é mais difícil que o Furo, porque depende da sintonia de todos os participantes. E, se faltar inspiração, “tem que tirar a piada do ***”, define Dani.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo