“Jogos Vorazes” chega aos cinemas e corresponde a todas as expectativas

Dirigida por Gary Ross, adaptação para o livro de Suzanne Collins estreia esta sexta-feira (23) no cinema

Gustavo Abreu, iG São Paulo |

Divulgação
Katniss Everdeen no momento do sorteio

Todo o burburinho gerado nos últimos meses pela versão para o cinema de Jogos Vorazes, best-seller de Suzanne Collins, se justifica nesta sexta-feira (23) quando acontece finalmente a estreia do filme em circuito mundial. “Jogos Vorazes”, o filme, é tão fascinante quanto a saga literária, e promete angariar ainda mais devotos de Katniss Everdeen, a heroína por acaso, interpretada pela talentosa Jennifer Lawrence.

ENTREVISTA EXCLUSIVA: "Minha vida não vai voltar a ser como era", diz Jennifer Lawrence

Divulgação
Katniss Everdeen no momento do sorteio
Ao contrário dos melosos filmes da saga “Crepúsculo”, “Jogos” foi feito tanto para meninos quanto para meninas. O triângulo amoroso, do qual tanto se espera, é a menor parte da adaptação. Quem for ao cinema pode ir preparado para ver ótimas cenas de batalha, com adolescentes crueis cortando as gargantas uns dos outros e muita pressão psicológica.

LEIA TAMBÉM
“Jogos Vorazes” estreia com expectativa de ser nova febre
Trilogia de Suzanne Collins é irresistível sem apelar para vampiros

“Jogos Vorazes” começa mostrando a adolescente Katniss, de 16 anos, se preparando para enfrentar a seleção que levará um casal de seu distrito para uma competição de onde apenas um participante pode sair vivo.

Siga o iG Jovem no Twitter

Ao ouvir que o nome escolhido é o de sua irmã de 12 anos de idade, Katniss se voluntaria e é mandada para a capital do país ao lado de Peeta Mellark (Josh Hutcherson), onde vai ser treinada, e submetida a um tratamento de beleza, antes da matança começar.

Na Capital, em meio a figuras estranhas de figurinos exuberantes, Katniss é apresentada para o público diante de uma plateia, em uma transmissão ao vivo para todo o país, Panem. Então é lançada à arena ao lado de outros 23 competidores e conta apenas com sua habilidade no arco e flecha para sobreviver.

O campo de batalha é uma floresta com câmeras por todos os lados. Enquanto o público acompanha cada movimento dos tributos, como são chamados os competidores, os controladores do programa podem intervir na arena a qualquer momento, criando situações de perigo ou até mesmo ajudando os participantes.

Divulgação
Katniss Everdeen no momento do sorteio

Na tela, Jennifer Lawrence praticamente se transforma em Katniss Everdeen, uma garota forte e cheia de rebeldia. É fácil desvincular a sua imagem daquela da loirinha que roubou as atenções no tapete do Oscar, em 2011, quando concorreu ao prêmio de Melhor Atriz por “Inverno da Alma”. Os fãs ficaram bastante satisfeitos com sua escolha para a protagonista da série.

Divulgação
Katniss Everdeen no momento do sorteio
Seu companheiro de arena, Josh Hutcherson, apesar da pouca altura, também está convincente na pele do metido a valente Peeta Mellark.

Curta o iG Jovem no Facebook

A decepção dos fãs pode ficar por conta de Liam Hemsworth, intérprete de Gale Hawthorne, melhor amigo de Katniss. Apesar do papel pequeno na primeira parte da saga, o ator australiano vai ter que estudar bastante para assumir a responsabilidade no segundo e terceiro filme, onde seu personagem tem maior destaque.

INFOGRÁFICO
Tudo que você precisa saber sobre a nova saga "Jogos Vorazes"

Em efeitos especiais, o filme não peca -- e o orçamento de R$ 170 milhões logo se justifica. Em se tratando de um filme feito para adolescentes, a linguagem de câmeras trepidantes de Gary Ross é corajosa.

Para quem já é fã de “Jogos Vorazes”, a boa notícia é a fidelidade como a história é retratada. As exceções são o fato de que alguns personagens passam a não existir nas telonas, além da escolha do estúdio de como terminar a história, que pode provocar certa discórdia. Pensando no bem da franquia, no entanto, o final do primeiro filme é feito sob medida.

Leia tudo sobre: jogos vorazes

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG