Jennifer Lawrence: "Minha vida não vai voltar a ser como era"

Em entrevista exclusiva ao iG Jovem, atriz conta detalhes sobre os bastidores de "Jogos Vorazes" e fala sobre o caminho até a fama

Rosa Gamazo |

Getty Images
Jennifer Lawrence

Jennifer Lawrence é a grande estrela do momento. Com a estreia de “Jogos Vorazes” no cinemas mundiais, esta sexta-feira (23), a atriz norte-americana se prepara para viver sob os holofotes nas proporções dos astros da saga “Crepúsculo”. E essa viagem não tem volta.

Em entrevista exclusiva concedida ao iG Jovem, a intérprete de Katniss Everdeen, famosa personagem da autora Suzanne Collins, admite que aceitar o papel e abrir mão de uma vida “normal” foi uma decisão difícil.

Divulgação
Jogos Vorazes: Jennifer Lawrence é a protagonista Katniss Everdeen
“Demorei três dias para dizer sim”, disse Jennifer, conhecida num passado recente por filmes independentes como “Inverno da Alma”, responsável por sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2011.

Siga o iG Jovem no Twitter

Jogos Vorazes” promete ser uma das maiores bilheterias do ano. A previsão de arrecadação no primeiro final de semana é de US$ 70 milhões a US$ 120 milhões, apenas nos Estados Unidos. E, apesar das diferenças óbvias com a saga vampiresca estrelada por Kristen Stewart e Robert Pattinson, espera-se que a nova série se torne o próximo fenômeno de Hollywood, assim como foram os filmes “Harry Potter”, da britânica J.K. Rowling.

LEIA TAMBÉM
“Jogos Vorazes” estreia com expectativa de ser nova febre
"Jogos Vorazes" é irresistível sem apelar para vampiros ou superpoderes

O bate-papo com Jennifer Lawrence está dividido em dois. Na primeira parte, ela compara “Jogos Vorazes” a “Crepúsculo”, fala sobre sua preparação física para viver na floresta caçando esquilo e os desafios de retratar a heroína literária Katniss Everdeen. Já na segunda, fala sobre como foi trabalhar com Jodie Foster, vaidade e o estilo de vida hollywoodiano. Confira:

iG: Você tem a impressão de que participar de “Jogos Vorazes” vai mudar sua vida?
Jennifer Lawrence:
Sim. Mas eu não sei de que jeito. O que me assusta é justamente o fato que eu não sei o que vai mudar.

iG: Você está com medo do “efeito Crepúsculo”, com pessoas gritando na frente do seu hotel?
Jennifer Lawrence:
Quando você assina um contrato para ser atriz e começa a fazer filmes, de repente você começa a pensar: “Eu odeio os paparazzi. Por que eu estou fazendo isso mesmo?”. Se você pensar desse jeito, é uma idiota por ficar chocada com a ideia de que as pessoas estão tirando suas fotos e querem seu autógrafo. Isso é algo que faz parte do negócio – eu tenho noção disso. Só tenho medo de que as coisas simples da minha vida também mudem por causa da fama.

Getty Images
Jennifer Lawrence asssinando autógrafos na première de "Jogos Vorazes" em Los Angeles

iG: Você chegou a pensar duas vezes antes de aceitar o papel, por causa da crueldade da mensagem do filme, ou pulou de cabeça nesse projeto?
Jennifer Lawrence:
Profissionalmente, eu topei na hora que comentaram comigo. Mas quando a oferta realmente apareceu na minha frente, eu demorei três dias pra dizer sim. Porque era o tipo de decisão que ia mudar minha vida pra sempre, e não importa o que aconteça, minha vida não vai voltar a ser do jeito que era. Eu tinha de ter certeza de que estava pronta pra isso, que eu era capaz de fazer esse papel, mesmo com todas as dúvidas.

Só tenho medo de que as coisas simples da minha vida mudem por causa da fama.

iG: Alguém próximo te ajudou com conselhos que ajudaram na hora de decidir?
Jennifer Lawrence:
Sinceramente foi minha mãe quem me ajudou a decidir. Disse a ela que amava tanto a minha vida que eu não sei se estava pronta para mudar, para receber tanta atenção, e ela me respondeu: “Você está sendo hipócrita, porque quando você fazia filmes independentes, as pessoas perguntavam porque você não fazia grandes filmes de estúdio. E a sua resposta era sempre porque você tinha amado o roteiro, que gostava muito do diretor, e o que importava não era o tamanho do filme... Mas agora você tem um bom roteiro, um diretor que você ama e você não vai fazer por causa do tamanho todo da coisa?”. Foi assim que ela me convenceu.

Getty Images
Jennifer Lawrence
iG: O que você pensa sobre a mensagem de “Jogos Vorazes”? Pode ser esse o nosso futuro próximo?
Jennifer Lawrence:
A história mostra um lado negativo e horrível da humanidade. A trama chama atenção das pessoas porque elas acabam reconhecendo nelas mesmas esse gene – ou seja lá o que você queira chamar isso – de fascínio com a tragédia dos outros. Quanto mais trágico, mais atraente fica. Vivemos num mundo onde os governos têm poder sobre as pessoas, e mantém-nas separadas, fracas e com fome, de maneira que elas não são fortes o suficiente para lutar por si próprias. Essa é uma maneira exagerada de dizer, mas acho que as pessoas reconhecem esses elementos de “Jogos Vorazes” nelas mesmas.

LEIA TAMBÉM
Tudo que você precisa saber sobre a nova saga "Jogos Vorazes"

iG: Você leu o livro antes de conquistar o papel?
Jennifer Lawrence:
Sim! Eu era uma grande fã dos livros, e aí eu descobri que eles iam adaptá-los para o cinema.

iG: Qual foi a coisa mais desafiadora nas filmagens?
Jennifer Lawrence:
A natureza em si, especialmente o calor. Katniss está sempre correndo, nunca andando; ela usa uma jaqueta e botas de couro (risos); um figurino muito quente. Filmamos no calor da Carolina do Norte, com 100% de umidade no ar. Foi difícil.

iG: Você já tinha caçado esquilos antes?
Jennifer Lawrence:
Não. Eu nunca tinha feito isso! Quer dizer... Eu fiz isso num filme uma vez, mas nunca no meu tempo livre. Fico feliz que posso deixar isso claro.

Divulgação
Jogos Vorazes

iG: Como você se preparou fisicamente para o papel?
Jennifer Lawrence:
Com muito treinamento. Corrida, treinos de agilidade, aulas de arco e flecha, ioga e escalada. Eu comecei a me preparar dois meses antes da filmagem.

iG: Que tipo de impacto os treinos tiveram no seu corpo?
Jennifer Lawrence:
Eu fiquei bem machucada no começo, mas depois que você trabalha em cima disso, você acaba ficando mais forte. Comecei a ver músculos em lugares onde eles nunca estiveram antes.

Eu tinha de ter certeza de que estava pronta pra isso, que eu era capaz de fazer esse papel, mesmo com todas as dúvidas.

iG: Como foi o clima no set? Você chegou a sair com os outros atores?
Jennifer Lawrence:
Foi muito bom. Nós nos divertimos muito. Ficamos aliviados quando percebemos que gostamos um dos outros, porque vamos passar os próximos anos juntos.

Brain Pix
Jennifer Lawrence flagrada na rua
iG: Como você acha que o impacto de “Jogos Vorazes” vai mudar suas decisões sobre projetos futuros?
Jennifer Lawrence:
Acho que eu vou continuar fazendo filmes pequenos, mas vou sempre escolher pensando em bons roteiros, e não no tamanho do filme em si. Assim, acho que vou continuar fazendo projetos que eu amo.

LEIA TAMBÉM
Conheça os protagonistas da nova saga teen "Jogos Vorazes"
Veja a evolução fashion de Jennifer Lawrence

iG: Mas se forem confirmadas as continuações de “Jogos Vorazes”, elas vão demandar um bocado de tempo...
Jennifer Lawrence:
Bem, nós temos um ano de intervalo. Vou fazer dois filmes agora nesse meio-tempo. Não é tão puxado assim! Se eu não me engano, eles filmaram a saga “Crepúsculo” sem parar. Aqui [refere-se a “Jogos Vorazes”], teremos um ano de pausa.

iG: Você acha que tem muitas semelhanças entre “Jogos” e “Crepúsculo”?
Jennifer Lawrence:
Na estrutura, tem muitas semelhanças óbvias. Quanto à história, nenhuma.

iG: A narrativa de “Jogos Vorazes” é muito cinematográfica. Como você imaginou Katniss enquanto lia?
Jennifer Lawrence:
Quando eu li não sabia de nada sobre os filmes, então li os livros como se fossem só livro. Acho que imaginei Katniss do jeito que todo mundo faz, com um rosto sem muita definição. Eu nunca pensei em mim mesma!

Acho que eu vou continuar fazendo filmes pequenos, mas vou sempre escolher pensando em bons roteiros.

iG: Como você influenciou o jeito que ela foi retratada?
Jennifer Lawrence:
A única opinião que eu dei no guarda roupa dela foram as botas, porque eu ia fazer muitas cenas de dublês com elas. Mas, na parte da atuação, a Katniss do filme é apenas a minha interpretação dela.

iG: E o que você diz sobre o segundo filme?
Jennifer Lawrence:
Sinceramente, nada. Estamos esperando o primeiro sair e ver como ele se sai, e aí vamos começar a falar sobre o segundo filme.

CONTINUE LENDO - Jennifer Lawrence: “Não combino com o estilo de vida hollywoodiano”

Leia tudo sobre: jogos vorazes

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG